A abertura do mercado de gás natural, com a chegada da Nova Lei do Gás, fez a participação da Petrobras (PETR3/PETR4) nas vendas para distribuidoras e consumidores livres recuar de 98,7% em 2021 para 84,2% no primeiro trimestre deste ano, disse a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo Hélio Bisaggio, superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP, isso foi possível com a entrada de novos agentes produtores no mercado.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Ele afirmou que a competição no mercado de gás natural está em evolução, mas que o processo “será lento”.
“Antes, a gente tinha uma indústria verticalizada. Todo gás que entrava na malha integrada era da Petrobras. Hoje, cerca de 25% da produção são de outros produtores”, disse Bisaggio.
O superintendente disse que a maior competição também já está se refletindo nos preços dos contratos que têm sido firmados com os novos agentes.
“Os preços dos produtores independentes, nas vendas para distribuidoras e consumidores livres, são cerca de 10% menores que o preço médio cobrado pela Petrobras, considerando todos os contratos dela. Novos e antigos”, disse Bisaggio.