FRANKFURT (Reuters) – As expectativas de inflação na Alemanha estão mostrando um aumento preocupante, colocando a estabilidade de preços em risco, de forma que aumentos oportunos nos juros pelo Banco Central Europeu (BCE) são necessários para evitar movimentos de política monetária ainda maiores mais tarde, disse o presidente do banco central alemão, Joachim Nagel, nesta quinta-feira.
“O risco de as expectativas de inflação serem desancoradas aumentou nos últimos meses”, disse Nagel em um discurso. “Existem riscos para a estabilidade de preços.”
Ele acrescentou que “as expectativas de inflação de famílias e empresas na Alemanha estão um pouco menos ancoradas do que, digamos, há um ano”, avaliando que “o aumento é preocupante.”
O BCE planeja aumentar os juros em 0,25 ponto percentual em julho, a primeira alta em mais de uma década, que pode ser seguida por ajuste ainda maior em setembro.
Evitando críticas diretas ao BCE, Nagel alertou que, “se a política monetária ficar atrás da curva, aumentos ainda mais fortes nas taxas de juros podem se tornar necessários para controlar a inflação”.
“Isso criaria custos econômicos muito mais altos.”
(Por Balazs Koranyi)