Por Aishwarya Venugopal e Susan Mathew e Uday Sampath Kumar
BENGALURU, Índia (Reuters) – A varejista norte-americana Target cortou nesta terça-feira a projeção de margem de lucro trimestral divulgada há apenas algumas semanas e disse que oferecerá descontos maiores para limpar o estoque, dado o impacto da inflação na demanda.
A empresa espera que a margem de lucro operacional do segundo trimestre fiscal fique em cerca de 2%, em comparação com estimativa anterior de 5,3%. A companhia reiterou as metas de vendas em 12 meses.
A revisão surpresa de estimativa fez com que as ações da varejista caíssem quase 10% nas negociações de pré-mercado e pesou no setor de varejo e nos ativos em geral nos Estados Unidos e na Europa.
A empresa disse que pretende reduzir os preços no segundo trimestre, cancelar pedidos com fornecedores, acelerar partes da cadeia de suprimentos e priorizar categorias como alimentos e utensílios domésticos essenciais.
A Target, assim como o Walmart, havia anunciado em maio uma queda no lucro trimestral muito mais acentuada do que a esperada, levando à liquidação dos papéis de varejo.
Na ocasião, a Target disse que o estoque havia aumentado 43% ante o ano anterior, à medida que a demanda por itens discricionários de maior margem, como TVs e roupas, diminuiu.
“Agora temos mais indicações de que é uma pressão contínua, não apenas uma questão de um trimestre”, disse Andrea Cicione, chefe de estratégia da TS Lombard.
A estratégia da Target de manter uma grande parte de seus produtos em preços acessíveis em comparação aos rivais também está se mostrando custosa, uma vez que a empresa disse agora que aumentará os preços de alguns itens para compensar os custos de transporte e combustível excepcionalmente altos.
“Embora essas decisões resultem em custos adicionais no segundo trimestre… (isso resultará) em maior lucratividade no segundo semestre do ano e além”, disse o presidente-executivo da Target, Brian Cornell.
(Por Aishwarya Venugopal, Susan Mathew e Uday Sampath)