Por Tina Bellon
AUSTIN, Texas (EUA) (Reuters) – A Waymo Via, a unidade de transporte autônomo da Alphabet, e a Uber Freight, um negócio de logística da Uber, assinaram uma parceria estratégica de longo prazo que permitirá a gestão de caminhões autônomos de modo mais eficiente por futuros clientes.
As empresas não compartilharam um cronograma de quando a parceria poderia ser utilizada por clientes pagantes. Waymo e Uber Freight também não divulgaram detalhes financeiros do acordo.
Sob a parceria, os futuros clientes da Waymo poderão usar a Uber Freight para planejar com mais eficiência as frotas de caminhões automatizadas e conduzidas por humanos.
A Waymo disse que planeja lançar os primeiros caminhões totalmente autônomos “nos próximos anos”, começando entre as cidades norte-americanas de Dallas e Houston
O software da Uber Freight atua como um intermediário conectando caminhoneiros com transportadores para reduzir os custos de envio e as dispendiosas milhas com carga vazia. No ano passado, a Uber avançou de modo mais intenso no mercado de caminhões ao comprar a empresa de logística Transplace por 2,25 bilhões de dólares.
Companhias como Waymo, TuSimple, Aurora Innovation e outras esperam vender serviços de transporte autônomos para empresas de logística e grandes varejistas nos próximos anos. Sob esses modelos de negócios, os clientes comprariam e seriam proprietários dos caminhões autônomos e pagariam uma taxa de uso por quilômetro para as empresas de tecnologia.
A Uber vendeu no final de 2020 o controle de sua própria unidade de veículos autônomos para a Aurora, concorrente da Waymo, e detém uma participação de quase 43% na companhia. A Aurora anunciou em dezembro uma parceria com a Uber Freight.
(Por Tina Bellon)