A confiança dos investidores da zona do euro caiu neste mês para seu nível mais baixo desde maio de 2020, indicando uma recessão “inevitável” no bloco monetário de 19 países, mostrou uma pesquisa hoje (4).
O índice Sentix para a zona do euro caiu para -26,4 de -15,8 em junho. Pesquisa da Reuters apontava para uma leitura de -19,9 em julho.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
“A crise energética … está levando a distorções econômicas consideráveis”, disse Manfred Huebner, diretor administrativo do Sentix, em comunicado.
“Em todos os aspectos, a dinâmica lembra a crise do ano de 2008, e o que era então o colapso do sistema financeiro é agora o perigo do colapso do abastecimento energético europeu”, acrescentou ele.
A Alemanha, a maior economia da Europa, passou no mês passado para a segunda fase de seu plano emergencial de gás de três níveis depois que a Rússia reduziu as entregas através do gasoduto Nord Stream 1.
O subíndice da Sentix sobre a situação atual na zona do euro caiu para seu ponto mais baixo desde março de 2021, enquanto o subíndice de expectativas foi ao patamar mais fraco desde dezembro de 2008.
“(O cenário como o atual) justifica a expectativa de que uma recessão é inevitável”, acrescentou Huebner.