Colin Huang, o bilionário recluso por trás da empresa Pinduoduo, viu sua fortuna aumentar US$ 3 bilhões em um único dia depois que sua plataforma de comércio eletrônico divulgou ganhos que superaram as expectativas dos analistas por uma ampla margem.
O magnata da tecnologia de 42 anos acumulou a maior parte de sua fortuna em ações da Pinduoduo listadas na Nasdaq, que subiram 14,7% ontem (29).
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A empresa, que é sediada em Xangai, informou na segunda-feira (30) que sua receita do segundo trimestre foi de US$ 4,7 bilhões, um salto de 36% em relação ao ano anterior. O lucro líquido, durante o mesmo período, quase quadruplicou, para US$ 1,3 bilhão.
Chen Lei, que assumiu o cargo de presidente depois que Huang deixou o comando da empresa em março de 2021, atribuiu o forte desempenho à recuperação do sentimento do consumidor. O bilionário ainda detém uma participação de 28% na companhia.
Em uma ligação com analistas, Chen disse que a liberação da demanda reprimida após a diminuição das restrições relacionadas ao Covid-19 nas principais cidades chinesas, bem como campanhas promocionais bem-sucedidas, ajudaram a impulsionar o crescimento da receita da empresa.
Os resultados financeiros da Pinduoduo se beneficiaram de uma redução geral de despesas como investimentos, viagens de negócios e diversos projetos.
Analistas dizem que o enfraquecimento do ambiente macroeconômico está realmente ajudando a elevar as ações da Pinduoduo, que subiram quase 18% este ano, mas registram queda de 30% nos últimos 12 meses.
Os concorrentes da Pinduoduo não se saíram tão bem em 2022. O Alibaba informou no início deste mês que a receita do último trimestre ficou estável e a JD.com disse que suas vendas aumentaram 5,4% durante o mesmo período.
A Pinduoduo conseguiu atrair consumidores divulgando produtos de consumo cotidiano mais baratos, como ovos que custam US$ 1,70 por quilo e rolos de papel higiênico que custam menos de US$ 1,00. “Relativamente falando, a economia em queda é boa para o Pinduoduo”, diz Ke Yan, chefe de pesquisa da DZT Research, de Cingapura.
Shawn Yang, diretor-gerente do grupo de pesquisa da Blue Lotus Capital Advisors, sediada na cidade de Shenzhen, diz que o Pinduoduo está fidelizando muitos dos caçadores de pechinchas com o recém-lançado Duoduo Video, a plataforma de vídeos curtos da empresa.
Nela, os usuários podem receber cupons em dinheiro enquanto assistem a vários programas de entretenimento e clipes de vendas. Ele estima que o Duoduo Video tenha até 80 milhões de usuários ativos por dia.
Porém, à medida que os negócios são gradualmente retomados na China, Chen sugeriu um potencial aumento nas despesas que poderia ter um impacto na lucratividade futura.
“No trimestre passado, e especialmente durante a primeira metade do segundo trimestre, a atividade de investimento de nossa equipe foi impactada”, disse ele durante a teleconferência de analistas de ontem. “E, no curto prazo, isso pode trazer resultados financeiros decentes. Mas se olharmos para isso com uma perspectiva de longo prazo, isso realmente enfraquece nossa competitividade.”
A Pinduoduo afirmou ainda que está buscando expandir os negócios para o exterior. A empresa está entrando no mercado norte-americano em seu primeiro empreendimento fora da China.
Quando perguntado sobre a possível mudança, Chen disse que os mercados estrangeiros representam oportunidades para a empresa, e a Pinduoduo não “repetiria o que outros fizeram”, sem entrar em mais detalhes.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022