Após uma redução de 59% no faturamento desde 2020, o turismo tem buscado entender as lições da pandemia de Covid-19 para promover uma série de mudanças. A aceleração da transição tecnológica – a fim de atender às necessidades dos consumidores, que procuram cada vez mais experiências personalizadas e digitalizadas no ato de compra – foi uma delas. A digitalização dos serviços tornou-se um mecanismo-chave para a recuperação do setor, e não só nos grandes negócios. Pequenas e médias empresas, que formam boa parte do mercado, também estão mergulhando na transformação digital, e os números provam isso: o investimento em tecnologia por parte da indústria de turismo, que já era crescente, aumentou com a pandemia, somando mais de US$ 20 bilhões no mundo em 2020, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Nesse cenário, as travel techs, startups de turismo que oferecem soluções tecnológicas com inovação e agilidade, também receberam mais investimentos nos últimos anos. É um movimento que segue a mudança de comportamento dos turistas, cada vez mais conectados às redes sociais e aos meios de reservas online.
Atenta a essa realidade, a A&M Technology, área de tecnologia da Alvarez & Marsal, empresa líder global em serviços profissionais que oferece serviços de consultoria, aprimoramento de desempenho de negócios e gestão de recuperação, vai lançar em agosto a plataforma ALMA, uma inteligência artificial para vender soluções, produtos e serviços na linha premium.
A ideia é que o cliente tenha “uma experiência mais agradável e interativa na compra das viagens”. O ambiente tem funcionalidade 100% digital e interface personalizada e integrada a diversos canais. “O propósito da A&M de empreender para revolucionar nos motiva a encarar desafios de alta complexidade, o que impulsionou o nosso time de tecnologia na criação da ALMA”, explica Ricardo Bonora, head da A&M Technology. “A plataforma oferece agilidade, inteligência e
personalização, focada na excelência da entrega.”
A novidade reforça a tendência de investimento por parte das empresas em canais de vendas digitais, buscando não só novos clientes, mas recuperar de vez o mercado tão afetado pela Covid–19. Mais do que uma simples compra online, o objetivo agora é transformar a jornada de compra, facilitar processos e promover melhores experiências.
O novo perfil do viajante
Em momentos de crise, entender as preferências do consumidor torna-se ainda mais importante, e as mudanças no comportamento de compra dos viajantes, como a propensão ao digital, têm sido levadas em consideração pelas empresas do setor. Para Andréa Barbosa, diretora de pesquisa da Toluna, plataforma de pesquisa de mercado que oferece insights do consumidor sob demanda e em tempo real, essas transformações são a consolidação de tendências que “já engatinhavam” antes de 2020, ganharam força no decorrer da pandemia e agora parecem ter se confirmado.
“Vemos que 52% dos viajantes estão utilizando mais aplicativos e tecnologias nas suas viagens”, diz ela. “Cada uma das barreiras que os consumidores sentem nas compras online é uma oportunidade para os novos players, desde a oferta de crédito e parcelamento até proporcionar segurança na compra, além de opções de reembolso e cancelamento.”
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