Apesar de ter recuado 8% em julho, a Vale (VALE3) segue liderando o levantamento mensal da Forbes das melhores ações para investir no mês. Entre as 11 carteiras recomendadas de agosto analisadas, nove tinham as ações da mineradora em sua composição.
Segundo a XP Investimentos, o mau desempenho da empresa foi reflexo dos temores de desaceleração econômica e a queda nos preços do minério de ferro.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
“Os preços foram voláteis principalmente pela expectativa de estímulo econômico chinês para o setor imobiliário e a expectativa de aumento da demanda de aço da China, apesar dos temores de recessão global”, explicam os analistas Fernando Ferreira, Jennie Li e Rebecca Nossig.
Para a corretora, se a China aliviar as restrições de lockdown e o governo fornecer suporte econômico, será possível ver a demanda por minério de ferro aumentar e os estoques da Vale subirem devido à alta correlação com o preço da commodity.
“Ainda acreditamos que a companhia seja uma forte geradora de caixa, mesmo considerando os patamares atuais”, complementam os analistas.
Com sete recomendações, os papéis de Itaú Unibanco (ITUB4) e Lojas Renner (LREN3) dividem o segundo lugar.
“O banco é pioneiro na abertura de contas correntes via Whatsapp, e vem expandindo o atendimento por aplicativos de mensagens para diversas funcionalidades. Isso mostra um bom posicionamento frente ao acirramento da competitividade com os bancos digitais e com as fintechs”, explica os especialistas da Toro Investimentos.
Os analistas do BB Investimentos Victor Penna e Wesley Bernabé comentam que a entrada da Lojas Renner em agosto é reflexo dos bons resultados que a companhia vem apresentando, o que deve se confirmar novamente no segundo trimestre.
“A tese de investimento está baseada no bom histórico de expansão de lojas físicas combinado com o avanço digital e do oferecimento de produtos financeiros, contribuindo para o incremento de margens”, complementam os especialistas.
Já o terceiro lugar ficou para a Petrobras (PETR3; PETR4), que teve seis recomendações entre as 11 carteiras analisadas.
“Acreditamos que as capacidades de produção e exploração da empresa, lideradas por seus ativos de alta qualidade do pré-sal, permanecerão em vigor, apesar das incertezas no Conselho Administrativo”, analisa Ricardo Peretti, estrategista do Santander Brasil.
Veja o ranking completo:
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022