A fabricante de aeronaves Embraer (EMBR3) manteve suas projeções anuais, mesmo após queda de 6,1% no lucro líquido ajustado do segundo trimestre ante um ano antes, o que ajudava no avanço de suas ações na Bolsa paulista.
A empresa reiterou suas projeções para o ano anunciadas anteriormente, com receita estimada entre US$ 4,5 bilhões e US$ 5 bilhões, e entregas projetadas em 100 a 110 jatos executivos e 60 a 70 jatos comerciais.
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Às 11h14, as ações de Embraer subiam 4,9%, a R$ 13,20 cada, enquanto o Ibovespa tinha alta de 1,4%.
Analistas do Santander disseram que alguns investidores estavam questionando os riscos de a empresa não alcançar suas estimativas diante de problemas na cadeia de suprimentos.
A Embraer está “cautelosamente otimista” que as interrupções na cadeia de suprimentos não vão atrapalhar suas perspectivas, disse o presidente-executivo da companhia, Francisco Gomes Neto, em conferência com analistas.
O lucro líquido ajustado trimestral da Embraer atingiu 199,8 milhões de reais, após prejuízo de 428 milhões de reais nos três primeiros meses do ano, devido ao mix de produtos e ao aumento de preços, disse a companhia em relatório de resultados.
A receita trimestral somou R$ 5,04 bilhões, recuo de 14,8% contra igual período de 2021, em meio a menores entregas nas unidades comercial e de defesa e segurança, parcialmente compensadas por avanço no negócio de serviços e suporte.
A Embraer já havia reportado entregas de 32 jatos no segundo trimestre, sendo 11 comerciais e 21 executivos, resultado um pouco abaixo dos 34 jatos entregues no mesmo período do ano passado, mas aceleração frente a um primeiro trimestre morno.
O vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Embraer, Antonio Carlos Garcia, disse que as entregas estavam ocorrendo em um ritmo bom e tendem a ser historicamente mais concentradas no segundo semestre.
A Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, atrás da Boeing e Airbus, também destacou uma melhoria de 125% na base anual na geração livre de caixa ajustado, para R$ 486,2 milhões, citando o desinvestimento das instalações de Évora, em Portugal, e a listagem das ações da Eve, sua subsidiária de mobilidade urbana.
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