O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (5) instável, registrando queda de 0,19%, aos 105.693 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira segue o desempenho negativo do mercado norte-americano, que opera em baixa após dados fortes do Payroll favorecerem uma postura mais hawkish do Federal Reserve.
Segundo o Departamento do Trabalho, a economia norte-americana abriu 528 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado. A taxa de desemprego caiu para a mínimo pré-pandemia (3,5%), evidência mais forte até agora de que a economia não estava em recessão.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O mercado projetava uma abertura de 250 mil vagas de emprego. Acima das expectativas, o relatório de emprego pintou um quadro de uma economia bastante saudável, apesar de dois trimestres de contração do PIB (Produto Interno Bruto).
O forte crescimento do emprego pode manter a pressão sobre o Federal Reserve para que ele adote um terceiro aumento de 0,75 ponto percentual dos juros em sua próxima reunião em setembro, embora muito dependa das leituras da inflação.
Apesar da reunião do Fed acontecer só em setembro e, consequentemente, também depender da inflação e das leituras de emprego do período, os índices de Wall Street operam em queda. O Dow Jones caía 0,68%, aos 32.461 pontos, o S&P 500 recuava 1,02%, aos 4.108 pontos e o Nasdaq cedia 1,40%, aos 13.140 pontos.
“Agora todas as atenções voltam para o CPI na próxima quarta-feira. Até lá, o mercado vai se reajustar. Com isso, acredito que a possibilidade de aumento de 75 p.p passa a ganhar mais força para a próxima reunião”, analisa Fabio Fares, especialista em macroeconomia da Quantzed.
No cenário doméstico, o Índice Bovespa segue essa queda. Por aqui, entre os indicadores econômicos, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou os dados do Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI).
O indicador passou a cair 0,38% em julho, primeira deflação desde o final de 2021, que levou a alta acumulada 12 meses a um dígito pela primeira vez em mais de um ano, refletindo baixas expressivas nos custos de commodities e produtos energéticos.
Na Ásia, o mercado teve um dia de alívio após a tensão geopolítica amenizar na região, apesar de exercícios militares continuarem na China. O Nikkei subiu 0,87% e o Hang Seng avançou 0,14%. Em Seul, o índice Kospi subiu 0,72% e, em Taiwan, o Taiex avançou forte, com avanços de 2,27%. Em Xangai, o índice subiu 1,19% e, em Shenzhen, +1,44%.
O dólar opera em alta ante o real, registrando valorização de 0,40%, a R$ 5,2427. (Com Reuters)
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022