Após fechar praticamente estável (+0,02%) na véspera, o Ibovespa iniciou a sessão de hoje (30) em alta de 0,49%, aos 112.869 pontos, por volta das 10h15 (horário de Brasília).
O principal índice da Bolsa brasileira segue a recuperação do mercado externo, que volta a demonstrar apetite por ativos de risco após dias repercutindo a fala de Powell em Jackson Hole.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Na ocasião, o presidente do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) disse que continuará a subir as taxas de juros para domar a inflação, o que acabou com as expectativas de alguns investidores.
Por lá, os índices futuros sobem nesta manhã. O Dow Jones operava em alta de 0,37%, aos 32.191 pontos. O S&P 500 e o Nasdaq avançavam, respectivamente, 0,44% e 0,68%.
O dólar subia frente ao real, deixando, até então, de ter uma terceira queda consecutiva. A moeda norte-americana subia 0,19%, a R$ 5,0424.
Ainda no cenário externo, as Bolsas asiáticas encerraram o dia sem indicar uma única direção. Em Tóquio, o Nikkei subiu 1,14% e, em Seul, o Kospi avançou 0,99%. O Taiex registrou alta de 0,18%.
O Xangai, no entanto, teve queda de 0,42% e Shenzhen recuou 0,47%. Em Hong Kong, o cenário também foi negativo com o Hang Seng caindo 0,37%.
Na Europa, o mercado também amanheceu mais otimista, apesar dos investidores seguirem com as atenções voltadas para as medidas do Federal Reserve e do BCE (Banco Central Europeu), que adotaram uma postura mais dura em relação aos juros para conter a inflação.
No cenário doméstico, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) caiu 0,70% no mês de agosto, sendo a primeira taxa negativa desde setembro do ano passado.
Com isso, o índice acumula em 12 meses alta de 8,59%, mostrando desaceleração em relação à taxa de 10,08% em julho.
Na manhã, a ação com maior destaque era a BRF (BRFS3), que subia 4,34%, a R$ 17,07, após a companhia de alimentos anunciar que o CEO da companhia, Lorival Luz, renunciou ao cargo. Ele será substituído por Miguel Gularte, que atuava como presidente-executivo da Marfrig.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022