O QuintoAndar, plataforma brasileira de moradia, está ampliando seu modelo de negócio com o lançamento de um novo contrato de aluguel que permite a gestão direta entre proprietários e inquilinos, chamado de aluguel sem administração.
“Sabemos que boa parte dos proprietários no mercado preferem alugar seus imóveis diretamente com o inquilino, e queremos que essas pessoas também possam desfrutar de toda experiência do QuintoAndar”, explica o diretor de produto de aluguel, Caio Oliveira.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Até hoje, a companhia contava apenas com uma opção de aluguel, na qual todos os processos eram guiados pelo sistema da proptech, reduzindo ao mínimo o contato entre os proprietários e os interessados no imóvel.
Com o novo contrato, o proprietário poderá anunciar na plataforma e utilizá-la como meio de divulgação sem custo e taxa de administração, tendo a mesma exposição dos imóveis administrados.
A novidade também conta com opções que já existiam anteriormente, como o anúncio com fotos profissionais, agendamento online de visitas, vistoria de entrada e assinatura de contrato digital.
Conhecida também pela garantia de pagamento, a QuintoAndar afirmou que isso não mudará com a nova modalidade de aluguel.
“No caso do modelo ‘Aluguel Sem Administração’, é mandatório que o inquilino contrate a ‘Fiança Simples’ do QuintoAndar como garantia locatícia, porque não há atuação do QuintoAndar como assegurador nesse modelo”, diz Oliveira.
Leia mais: QuintoAndar inicia expansão internacional e desembarca no México
Ele conta que a fiança simples garante a cobertura de até 4 vezes o pacote de aluguel, condomínio e IPTU. “A maior diferença entre esta modalidade é que, diferente da administração pela plataforma em que o proprietário tem o recebimento garantido todo dia 12 independente do atraso do inquilino, no ‘Aluguel Sem Administração’ o proprietário deve acionar o QuintoAndar em caso de atraso para usar a garantia contratada”, complementa.
A expectativa da empresa com a novidade é atingir um número maior de clientes, ampliando a oferta de imóveis para os inquilinos e permitindo o uso da plataforma como vitrine para os proprietários.
A empresa afirmou que em dez dias, durante o período de testes da modalidade, o número de novos imóveis cadastrados aumentou em 7%. Hoje a QuintoAndar conta com 185 mil contratos sob gestão e tem em torno de 13 mil novas opções de imóveis por mês.