O Ibovespa iniciou o primeiro pregão da semana em alta de 1,54%, aos 112.570 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). Por conta do feriado nos Estados Unidos, o principal índice da Bolsa brasileira opera sem a referência de Wall Street.
Por aqui, o índice é beneficiado pela alta do petróleo e do minério de ferro. Com a valorização de 3,38% do Brent e +2,98% do WTI, os papéis das petrolíferas PetroRio (PRIO3), 3R Petroleum (RRRP3) e Petrobras (PETR3) sobem 4,94%, 4,13% e 1,13%, respectivamente.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
As mineradoras são impulsionadas pela maior alta do minério de ferro em mais de cinco semanas, após sinalizações de que o início da temporada de construção na China trouxe melhoras para a demanda por aço. A Vale (VALE3) sobe 4,18% nesta manhã.
No cenário externo, as preocupações estão em torno da decisão da Rússia de manter o gasoduto Nord Stream fechado. Na última sexta-feira (2), o Gazprom anunciou que o principal oleoduto para a Alemanha permanecerá fechado indefinidamente, contra as expectativas de um reinício no sábado, após três dias de trabalhos de manutenção.
Com preocupações sobre a alta dos preços da energia e a escassez de inverno na região, as ações europeias caem nesta manhã. O DAX, da Alemanha, recua forte, com queda de 2,31%. O FTSE 100 tem leve baixa de 0,25% e o índice STOXX600 tem desvalorização de 0,94%.
Os ministros de energia dos países da União Europeia devem se reunir em 9 de setembro para discutir opções para conter a alta dos preços da energia, incluindo tetos de preços de gás e linhas de crédito de emergência para participantes do mercado de energia, mostrou um documento visto pela Reuters.
Na Ásia, as Bolsas fecharam de forma mista. Em Tóquio, o Nikkei teve leve baixa de 0,11% e, em Hong Kong, o Hang Seng desvalorizou 1,16%.
Em Xangai, a Bolsa valorizou 0,42% e, em Shenzhen, por sua vez, caiu 0,08%. Em Seul, o Kospi cedeu 0,24% e, em Taiwan, o Taiex teve recuo de 0,08%.
Na agenda econômica doméstica, analistas elevaram ligeiramente suas projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) neste ano e no próximo, de acordo com a primeira pesquisa Focus do Banco Central divulgada após números do IBGE terem mostrado que a economia brasileira cresceu mais do que o esperado no segundo trimestre do ano.
A sondagem, feita pelo BC com cerca de 100 instituições, também revelou um aumento da expectativa para o patamar da Selic no ano que vem, ao mesmo tempo que as estimativas para a inflação sofreram pequeno recuo.
E o crescimento da atividade de serviços no Brasil mostrou moderação em agosto, mas ainda assim as expectativas dos negócios atingiram máxima em quase nove anos, de acordo com pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), apontando ainda arrefecimento das pressões inflacionárias.
A S&P Global informou hoje que seu PMI de serviços do Brasil caiu a 53,9 em agosto, de 55,8 em julho, 15º mês seguido acima da marca de 50 que separa expansão de contração. No entanto, a taxa foi a mais fraca desde o início de 2022.
O dólar recua 0,20% frente ao real, a R$ 5,1744.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
(Com Reuters)