O príncipe William disse estar honrado por ser o novo príncipe de Gales ao conversar com o primeiro-ministro galês, Mark Drakeford, neste domingo (11), informou o Palácio de Kensington em comunicado.
William recebeu o título, anteriormente mantido por seu pai por mais de 50 anos, após a morte de sua avó, a rainha Elizabeth, na quinta-feira (8).
“O príncipe reconheceu a profunda afeição dele e da princesa pelo País de Gales, tendo feito sua primeira casa de família em Anglesey, inclusive durante os primeiros meses da vida do príncipe George”, disse o comunicado.
“O príncipe e a princesa passarão os próximos anos e meses aprofundando seu relacionamento com as comunidades em todo o País de Gales. Eles querem fazer sua parte para apoiar as aspirações do povo galês e destacar os desafios e oportunidades à frente deles.”
Nomeação de William
O rei britânico Charles 3º concedeu na sexta-feira (9), um dia após a morte de sua mãe, Elizabeth 2ª, os títulos de príncipe e princesa de Gales a seu filho mais velho William e à nora Kate, passando os títulos que ele e sua falecida esposa Diana possuíam anteriormente.
Leia mais: Rei Charles promete dedicação ao povo britânico até o fim da vida
“Com Catherine (Kate) ao lado dele, nosso novo príncipe e princesa de Gales, eu sei, continuarão a inspirar e liderar nossos diálogos nacionais, ajudando a trazer os que estão nas margens para o centro, onde ajuda vital pode ser oferecida”, disse Charles em seu primeiro discurso à nação como soberano.
Charles, que se tornou príncipe de Gales em 1958, tornou-se rei automaticamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, na quinta-feira (8).