O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (10) em leve alta de 0,14%, aos 116.491 pontos, por volta das 10h10 (horário de Brasília). O principal índice da B3 opera em linha com o pré-mercado de Wall Street. Por lá, o feriado do Dia de Colombo mantém o mercado de Treasuries fechado.
Na semana passada, as ações globais recuaram após uma queda inesperada no desemprego dos Estados Unidos. O dado anulou qualquer pensamento de uma virada no aperto da política monetária antes de uma leitura de inflação, cuja expectativa é de alta novamente. O temor é de que esse ciclo agressivo possa provocar uma recessão nos Estados Unidos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Nesta manhã, os futuros de NY sobem. O Dow Jones apresenta alta de 0,36%, aos 29.459 pontos. O S&P 500 avança 0,31%, aos 3.664 pontos, o Nasdaq sobe 0,23%, aos 11.126 pontos.
O dólar recua 0,82%, a R$ 5,1704.
No cenário doméstico, analistas consultados pelo Banco Central ajustaram levemente suas estimativas econômicas na pesquisa Focus divulgada nesta manhã, passando a ver inflação um pouco mais branda neste ano e em 2024.
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA este ano sofreu ajuste de 0,03 ponto percentual para baixo, a 5,71%.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento permaneceu em 2,70% para este ano, mas subiu a 0,54% em 2023, de 0,53% antes. Para 2024, a expectativa segue sendo de expansão de 1,70%.
E o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) registrou deflação de 1,01% na primeira prévia de outubro. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), a queda dos reços é maior do que a do primeiro decêndio de setembro (-0,80%).
De volta ao mercado externo, as ações da China caíram para mínimas em vários meses nesta segunda-feira, pressionadas por gigantes de semicondutores e empresas de consumo, conforme as negociações foram retomadas após o feriado de uma semana.
A situação da Covid-19 na China piorou durante a semana de feriado, em que as viagens turísticas de férias também caíram 18,2% em relação ao ano passado, devido à regras rígidas contra o vírus.
As Bolsas de Tóquio, Taiwan e Seul não abriram hoje por conta de feriados locais. Já em Hong Kong, o Hang Seng registrou forte queda, com desvalorização de 2,95%. Na China, o Xangai caiu 1,66% e o Shenzhen recuou 2,17%.
Na zona do euro, a confiança dos investidores caiu pelo terceiro mês consecutivo em outubro, para seu nível mais baixo desde maio de 2020, sinalizando uma profunda recessão para o bloco monetário de 19 países, mostrou hoje uma pesquisa.
“As incertezas em curso sobre a situação de gás e energia no inverno não diminuíram devido ao ataque aos gasodutos Nordstream. […] Além das preocupações econômicas, agora há também uma probabilidade crescente de escalada do conflito militar na Ucrânia. Globalmente, há poucas razões para esperança”, disse o diretor administrativo da Sentix, Manfred Huebner, em comunicado.
O BCE elevou sua principal taxa de juros em um recorde de 75 pontos-base em setembro, com a inflação da zona do euro acelerando para 10% naquele mês, devido principalmente à disparada dos preços de energia como consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Por lá, o FTSE 100 opera praticamente estável nesta manhã, com variação positiva de 0,05%. O CAC 40 apresenta leve alta de 0,19%, o FTSE MIB sobe 0,25%, o Stoxx 600 avança 0,33%. O DAX sobe 1%.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
(Com Reuters)