Morreu na manhã de hoje (3) Idi Sonda, um dos fundadores da rede de supermercados Sonda. O empresário tinha 78 anos e deixa dois filhos, Cláudio e Igor Sonda. A causa da morte não foi divulgada.
De família gaúcha, Idi iniciou as atividades do Sonda em 1974, na cidade gaúcha de Erechim. Os Sonda possuíam um empreendimento comercial em Erval Grande (RS), no início dos anos 1960, que vendia alimentos, tecidos e implementos agrícolas para a região, predominantemente rural.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No início dos anos 1970, o empresário montou um entreposto comercial na zona cerealista de São Paulo, para vender o feijão produzido em Erechim. Isso serviu de base à expansão das atividades na capital paulista.
O supermercado foi fundado em 1974 na cidade de Erechim (RS). A segunda loja foi inaugurada na zona norte de São Paulo, em 1980. O crescimento foi quase todo orgânico, com exceção de duas aquisições. Em 2008, o grupo adquiriu as lojas da Cobal e o supermercado Zimbreira, em São José dos Campos.
Ao investir na qualidade dos serviços, o Sonda resistiu ao processo de consolidação do setor que se estendeu pelas duas primeiras décadas e que fez desaparecer várias redes de médio e grande porte. Atualmente, a rede é a quinta maior do estado de São Paulo, com 44 lojas, sendo 39 da bandeira Sonda e 5 da bandeira Cobal.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022