O Itaú BBA, braço de atacado do Itaú Unibanco, informou hoje (28) sobre o lançamento de uma plataforma de negociação de grandes lotes para clientes institucionais.
Segundo comunicado, o volume mínimo de cada ordem será de 10 mil ações e o volume máximo depende de parâmetros definidos pela B3. “A expectativa é que à medida que a plataforma ganhe penetração juntos aos clientes institucionais, seja responsável por parte relevante dos negócios diretos dentro da corretora”, afirmou o Itaú BBA.
De acordo com o banco, seu sistema identifica se existe uma proposta que combine com a solicitada, sem a necessidade de passar por mesa de negociação. A transação é executada na bolsa quando uma contraparte é encontrada.
Em transações convencionais de grande porte, as empresas buscam liquidez por meio das corretoras ou via leilão para casar o fluxo de compra e venda.
“Com a plataforma, esse tipo de operação passa a ser automatizado e não há o risco de exposição da estratégia do investidor institucional, respeitando os parâmetros máximos de concentração estabelecidos pela B3”, afirmou Leonard Linnet, chefe da área de ações do Itaú BBA.
O anúncio ocorre após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ter aprovado mais cedo neste mês a metodologia que define quais ações poderão ser negociadas em ambiente separado para os grandes lotes, que tinha sido publicada em junho.