Criada no México em outubro de 2016 por Carlos Garcia Ottati, Loreanne Ottati e Roger Laughlin Carvalho, a startup de carros usados Kavak completa seis anos neste mês e anuncia um investimento de US$ 130 milhões para sua expansão a três novas localidades: Emirados Árabes Unidos, Omã e Arábia Saudita. Com os lançamentos, a empresa passa a operar em dez países.
Atualmente, a Kavak é a startup mais valiosa da América Latina, avaliada em US$ 8,7 bilhões, com investidores privados de peso como Softbank e General Atlantic. A empresa possui mais de 30 mil carros em inventário e 80 centros de distribuição.
Com seis anos de vida, foi somente neste último ano que a empresa resolveu alçar voo. Após sua chegada no Brasil em julho de 2021 – primeira expansão além-fronteiras –, nos meses seguintes a empresa anunciou a entrada na Argentina, Colômbia, Peru, Chile e Turquia.
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Todos os locais escolhidos são países emergentes e selecionados a dedo. O cofundador Laughlin, diz que ainda durante o desenvolvimento da startup, os fundadores já tinham em mente que o objetivo era tornar a empresa internacional. Os mercados emergentes ofereciam as melhores oportunidades.
“Desde sempre nosso objetivo era criar um negócio de valor para o consumidor. Em nossas pesquisas identificamos que em países desenvolvidos o impacto da nossa proposta com carros usados seria marginal, com uma concorrência muito mais forte do que nos emergentes”, diz Laughlin.
Nos EUA, por exemplo, menos de 10% das transações de carros usados ocorrem na informalidade, enquanto mais de 90% das vendas são financiadas, o que permite que sete em cada dez cidadãos norte-americanos tenham um carro.
Em países emergentes, a transação de compra e venda de usados muitas vezes acontece de forma direta entre pessoas físicas, sem contratos nem análises de profissionais das condições do veículo. Sem transparência nas transações, há menos financiamento por bancos, o que diminui as chances de compra.
Investimento milionário da Kavak
A Kavak vai investir US$ 130 milhões para iniciar as operações nos três países do Oriente Médio. De acordo com Laughlin, o dinheiro deverá ser empregado entre 12 e 24 meses, a depender da velocidade de instalação em cada local.
Assim como aconteceu na Turquia, em Omã a Kavak chega através de uma fusão com a empresa local Carzaty. O objetivo é utilizar a infraestrutura da companhia para adaptar e estabelecer o modelo de negócios no país e nos Emirados Árabes Unidos.
A startup de carros usados prevê reforçar sua operação no local com 120 funcionários e um inventário de 500 veículos, distribuídos em três centros logísticos, localizados nas cidades de Dubai e Mascate, capital do Sultanato de Omã. Por lá, a empresa já está construindo centros de recondicionamento de automóveis com capacidade para processar 1.500 carros por mês.
Na Arábia Saudita a Kavak irá chegar de forma orgânica e esperar contratar 500 funcionários e estabelecer duas operações na capital do país, Riad.
“A região dos países do Golfo representa um mercado que vale de US$ 35 bilhões a US$ 40 bilhões anualmente e conta com aproximadamente 1,9 milhão de transações por ano, uma enorme oportunidade ainda não explorada pela Kavak. A ideia é trazer ao público um novo modelo de negócio, bem como novas oportunidades de emprego em cada região”, diz o CEO, Carlos García Ottati.
Ele afirma que a empresa vai empregar tecnologia com centrais de atendimento automatizadas e test drives virtuais para ganhar mercado, além de oferecer “uma experiência offline completa” com os carros.
Laughlin afirma que o objetivo de curto prazo da Kavak agora é consolidar os mercados em que a empresa entrou recentemente. “Conseguimos fazer muitas coisas em seis anos e agora vamos trabalhar para consolidar tudo o que construímos. Isso vai ocupar muito do nosso tempo nos próximos anos.”
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