As varejistas já estão a todo vapor nos preparativos para a Black Friday. Neste ano, as vendas da data serão reforçadas pela Copa do Mundo. De acordo com um levantamento divulgado hoje (19) pelo Mercado Livre, 78% dos brasileiros querem gastar mais nesta edição da Black Friday. E a proximidade do campeonato mundial faz com que as televisões sejam os itens mais procurados.
Dos dez mil consumidores entrevistados em um levantamento realizado pelo instituto Ipsos, 47% pretendem comprar uma TV nova para o evento e desse total, 43% querem uma tela de até 50 polegadas. “É esperado que, com isso, as promoções da Black Friday sejam antecipadas para poder atender esse público”, disse Julia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre.
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A pesquisa apurou que mais de 80% dos entrevistados pretendem gastar cerca de R$ 2 mil (valor atual aproximado das televisões de 50 polegadas). Cerca de 68% dos brasileiros disseram que pretendem pagar as compras com cartão de crédito e 85% pretendem parcelar suas aquisições.
Apesar do alto número de parcelamento, a pesquisa mostra que a preferência é pelo médio prazo: 42% pretendem dividir as compras em até seis parcelas, enquanto 27% querem pagar a conta em três parcelas. Dos entrevistados, 26% esperam parcelar em até 12 vezes e apenas 5% em prazos mais longos.
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“Existe um maior valor agregado. Na Black Friday de 2021, o percentual das pessoas que pretendiam gastar até R$ 2 mil era de 70%. O aumento faz com que o parcelamento apareça na intenção de compras”, diz Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago.
Ele avalia que a alta de juros não deverá afetar as vendas. “O impacto na concessão de crédito já aconteceu e isso só muda se o BC surpreender com uma nova alta.”
Moda e tecnologia em alta
Na pesquisa, 86% dos entrevistados declararam que vão comprar algum item na Black Friday, na Copa e no Natal. De olho nas promoções, 68% já se programaram para antecipar as compras para a data e 71% disseram esperar mais descontos do que em 2021.
Os itens preferidos são moda, com 48% das intenções de compra, e tecnologia (44%). As categorias de eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.
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