Em sua prévia operacional do terceiro trimestre de 2022, a JHSF se mostrou resiliente em todas as frentes de negócios. Com um mix de negócios que envolve incorporação, administração de shoppings e serviços de hospitalidade e gastronomia, a empresa focada em alta renda evoluiu em todos eles.
No segmento de incorporação, a JHSF registrou vendas contratadas de R$ 375 milhões, alta de 12,4% na base anual. Em shoppings, a taxa de ocupação ficou em 97,2%, com crescimento de 13,1% nas vendas na comparação ano a ano.
Por fim, hospitalidade e gastronomia ganharam com aumento dos preços. A média diária dos hotéis evoluiu 18,7% em um ano, enquanto o ticket médio dos restaurantes subiu 26,6% no mesmo período. Os números apontam para uma receita sólida da JHSF no terceiro trimestre, de acordo com relatório da XP Investimentos.
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A empresa é uma das poucas do segmento de alta renda listada no Ibovespa. Assim como ela, outros nomes como Vivara, Arezzo e Grupo SOMA devem apresentar bons números, segundo os analistas consultados pela Forbes.
“O segmento de alta renda não sente tanto os efeitos da inflação e perda de poder de compra. O consumo é mais resiliente”, diz Pedro Serra, gerente de research da Ativa Investimentos. Com isso, essas empresas possuem mais espaço para repassar o aumento dos custos de suas operações.
“O que esperamos é um crescimento mais expressivo nas comparações anuais, com avanços menores nas bases trimestrais e tendência resiliente nas receitas. Para o quarto trimestre, os números devem ser ainda melhores por causa da sazonalidade”, afirma Vitorio Galindo, head de análise fundamentalista da Quantzed.
Veja o que esperar de outras empresas do segmento de alta renda do cujas ações fazem parte do Ibovespa:
Vivara (VIVA3)
Com duas fortes datas comemorativas no segundo trimestre (Dia das Mães e dos Namorados), a expectativa é que o comparativo trimestre a trimestre de lucro e receita apresente alguma queda neste novo relatório. No segundo trimestre, por exemplo, a Vivara registrou um recorde de venda diária de R$ 30,7 milhões, às vésperas do Dia das Mães. A receita líquida foi de R$ 469,4 bilhões.
Entretanto, na base anual, Galindo acredita em avanço dos números. Atualmente, a empresa está trabalhando em um forte plano de expansão: abertura de 38 lojas Life e 18 lojas Vivara em 2022. Life é a marca de acessórios de prata da companhia e uma das suas maiores apostas.
Com 14% de participação no mercado de joias brasileiro – enquanto o segundo colocado tem 2,8% –, a Vivara é, sem trocadilho, uma “joia rara” para o Inter Research. “Sem rivais à altura no mercado de joias brasileiro, acreditamos que a companhia tem razões para continuar otimista nos próximos meses”, afirma Breno de Paula, analista responsável pelo setor de Varejo no Inter Research.
Grupo Soma (SOMA3)
Após a aquisição da Hering no ano passado, o Grupo Soma ampliou o seu leque de marcas e agora opera desde tickets médios altos até peças mais básicas. No segundo trimestre deste ano, um dos indicadores mais destacado do balanço foi a margem bruta consolidada, que chegou a 59%, “uma das mais competitivas dentre as empresas de capital aberto no mercado brasileiro”, diz a Guide Investimentos.
O faturamento da Hering também foi bem recebido no período anterior por ser um recorde para o segundo trimestre na história da marca, de R$ 557,7 milhões, “mostrando que a integração da inteligência de vendas do Grupo Soma junto da Hering já está trazendo frutos”, segundo a Guide. Porém, a galinha dos ovos de ouro da holding é outra: a Farm.
Marca original do Grupo focada na alta renda, a Farm está em um processo de expansão internacional que já apresenta resultados. Atualmente, 11% da receita bruta do Soma é proveniente da operação da marca nos Estados Unidos e na Europa. No último semestre, a receita global da marca praticamente dobrou na base anual, para R$ 232,1 milhões.
“Para o Soma esperamos um crescimento relevante da Hering e da Farm. A expectativa é por um bom resultado e mais indícios de melhorias na gestão e eficiência das marcas”, diz Serra, da Ativa Investimentos. Avanço nas bases trimestral e anual da empresa são esperadas para os principais indicadores consolidados: lucro, receita e Ebitda.
Arezzo (ARZZ3)
Assim como a Vivara, a Arezzo está em expansão. O guidance de 2022 prevê a abertura de 80 lojas das diferentes marcas. Além disso, é esperado um crescimento mais sólido das vendas da holding nos Estados Unidos neste segundo semestre.
De acordo com o BTG, a expansão do vestuário por meio da aquisição da marca de alta renda Carol Bassi e do lançamento da linha de estilo de vida da Schutz também são pontos positivos que devem ser observados nos resultados deste terceiro trimestre.
O banco espera “resultados mais saudáveis na operação nos EUA graças aos canais de atacado e e-commerce e o reposicionamento de preços desde 2020”. No segundo trimestre, o crescimento da receita internacional foi de 64% na base anual, para R$ 120 milhões – cerca de 10,3% da receita bruta total.
JHSF (JHSF3)
A JHSF já mostrou o potencial dos seus números no terceiro trimestre em sua prévia operacional. O negócio de incorporação chegou a R$ 375 milhões de vendas (+12% na base anual), shoppings tiveram R$ 973 milhões em vendas (+13% ano a ano) e hotelaria e restaurantes cresceram acima dos números pré-pandemia, de 2019.
“A ação subiu 46% no acumulado do ano, mas mantemos nossa classificação de compra [para a JHSF], pois oferece um bom posicionamento em relação a consumidores de alta renda (mais resiliente ao cenário macro difícil) e está sendo negociada a um valuation decente”, diz o relatório do BTG.
Erik Sala, especialista de investimentos da DVinvest, destaca que as empresas que trabalham com incorporação que sobreviveram à crise de 2016 se tornaram ainda mais resilientes e disciplinadas.
“Quando a gente olha para o cenário caótico que o Brasil passou nos últimos anos e conversa com esses empresários, a gente percebe que há otimismo em relação a daqui para frente”, diz Sala.
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