O banco central chinês vai liberar ¥ 200 bilhões (US$ 27,9 bilhões) em empréstimos a seis bancos de varejo para a conclusão de habitações, disse o vice-presidente da instituição, Pan Gongsheng, segundo publicação do jornal estatal Economic Daily nesta segunda-feira (21).
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
As autoridades chinesas estão conversando com os bancos sobre um plano operacional concreto para a medida e irão apresentá-la oficialmente no curto prazo, disse Pan durante uma reunião conjunta entre o Banco Popular da China e a Comissão Reguladora de Bancos e Seguros do país.
O movimento visa reduzir a possibilidade de alastramento de riscos imobiliários, proteger os direitos e interesses legítimos dos proprietários e apoiar a demanda por moradias entre novos compradores e a necessidade de melhorar as condições de vida atuais, disse Pan.
Empréstimos
Pan acrescentou que filiais no exterior dos principais bancos devem elevar a ajuda em garantias onshore de empréstimos offshore tomados por empresas imobiliárias de alta qualidade.
Na semana passada, a Reuters informou que os reguladores chineses elaboraram 16 medidas, incluindo extensões de pagamento de empréstimos, como parte de um pacote de resgate destinado a aumentar a liquidez no setor imobiliário.