O Brasil estreou bem na Copa do Mundo, com uma vitória de 2 a 0 sobre a Sérvia. Animados com o desempenho do time escalado por Tite, os brasileiros aproveitaram para procurar camisas da seleção brasileira na Black Friday.
Segundo dados divulgados hoje (25) pelo Google Brasil, a camisa oficial da seleção passou a dominar as buscas tanto na véspera quanto nesta manhã, sendo também o item mais clicado no Google Shopping.
O produto foi o que mais cresceu nas buscas durante o dia – as pesquisas por “camisa do brasil” aumentaram 412% às 8h, na comparação com as primeiras horas desta sexta-feira.
O brasileiro se divide entre a cor azul e amarela. Segundo levantamento do Google, a camisa azul da seleção brasileira é o produto mais clicado no Google Shopping nas últimas 24 horas. Em seguida, vem a camisa amarela, com pouco mais de 80% do volume de interesse comparado com o outro modelo.
Leia também>> Varejo vê Copa do Mundo como um “esquenta” da Black Friday
E a animação para a Copa não para por aí. Os consumidores também correram para procurar por bandeiras do Brasil. De acordo com o Google, nas últimas 24 horas o interesse por produtos da categoria dobrou e — os cliques em produtos no Google Shopping também.
O evento mundial ainda movimentou as buscas por outros itens da torcida. Na quinta-feira (24), horas antes da partida do Brasil contra a Sérvia, o termo ‘vuvuzela’ surpreendeu até mesmo os executivos da empresa. O objeto barulhento ressurgiu entre os termos mais buscados, com o interesse dos brasileiros saltando 40% no buscador.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
“A Copa do Mundo entusiasmou os consumidores e trouxe mais esperança para o final do ano”, diz Gleidys Salvanha, diretora de Varejo do Google Brasil. “Nossa expectativa é a de que o varejo divulgue muitas ofertas ao longo da virada para a Black Friday até segunda-feira”, acrescenta a executiva.
Em outubro, uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise já mostrava que a maioria dos brasileiros pretendiam comprar roupas ou eletrônicos como parte da preparação para os jogos da Copa.
Na pesquisa, que entrevistou 500 pessoas entre 31 de outubro a 4 de novembro, os itens mais aguardados eram televisores (77%), equipamentos de áudio e vídeo (81%), roupas e acessórios (72%), artigos esportivos (66%), e bebidas (44%).
Produtos mais procurados
Estrelas da Black Friday, os smartphones seguem em alta este ano. Os cliques em produtos da categoria ‘Telefonia’ cresceram 41% nas últimas 24 horas no Google Shopping.
>> Leia também: Brasileiro otimista com a Black Friday é bom sinal para as varejistas
Entre eles, o termo ‘iPhone 13’ aparece em segundo lugar entre as dez principais pesquisas por produtos desta sexta-feira (25), ofuscado pelo Samsung Galaxy S20. Nesse período, dos 20 produtos mais clicados no Shopping, 10 são celulares. Veja a lista abaixo:
- Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB
- iPhone 13 5G 128GB
- iPhone 11 Apple (128GB) Branco
- Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB Azul
- iPhone 13 Apple (128gb) Verde
- iPhone 13 Apple 128GB
- iPhone 12 mini Apple 128GB Branco 5G
- Apple iPhone 13 128GB Meia-noite
- Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB
- Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G Azul 128GB
O interesse por máquinas para lavar e secar dispararam no Google no Brasil. Às 00h (horário de Brasília) de hoje, as buscas por ‘lava e seca’ dispararam 75%. Entre as buscas por eletrodomésticos de maior crescimento no período, oito eram relacionadas ao produto.
O termo ‘lava e seca’ também ficou entre as 20 buscas por produtos que mais geraram cliques no Google Shopping entre 22h de quinta-feira e 00h de sexta-feira.
O Google também fez um levantamento dos termos com maior crescimento nas buscas das 8h às 10h desta sexta-feira, 25 de novembro. Entre eles, Notebook teve uma disparada de 118%, Air Fryer +103% e Microondas +96%.