Com um mercado global que movimentou US$ 32,9 bilhões no ano passado e que deve atingir US$ 85,5 bilhões em 2030 (segundo pesquisa da InsightAce Analytic divulgada no fim de julho), o comércio de bebidas alcoólicas RTDs (ready-to-drink) anima o setor no Brasil.
Especializada em pesquisa de varejo, a Nielsen Scantrack mostra que, desde 2020, na pandemia, o consumo de bebidas prontas teve um crescimento de 60% – uma linha já estabelecida nos Estados Unidos e na Europa e que ganha espaço no Brasil.
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“A categoria de RTDs vive um momento muito interessante no Brasil, com crescimento tanto numa perspectiva de longo prazo (cinco anos) quanto de curto prazo”, conta Caio Almeida, gerente de marketing da Jack Daniel’s no Brasil, marca que lançou, em maio deste ano, os pro-dutos Jack & Cola e Jack Honey & Lemonade, as primeiras bebidas em lata com uísque no país (Jack Daniel’s Old No.7 com refrigerante de Cola, e limonada com Jack Honey).
“De um lado, temos o consumidor buscando por conveniência através de produtos práticos; do outro, a indústria com o lançamento de novas marcas, novos sabores ou novos formatos em geral”, completa Caio.
O mercado nacional do vinho também pegou carona nessa tendência. Desde 2020, quando foi criada em Porto Alegre, a Lovin’Wine (maior DNVB – Digital Native Vertical Brand – de vinhos em lata do Brasil) saltou de dois mil para seis mil clientes ativos em seu ecommerce, vendendo, só no ano passado, 140 mil latas de vinhos (149% de crescimento no faturamento).
“A lata tem a facilidade de poder ser consumida em qualquer local, além de ser uma dose individual – a pessoa não
precisa abrir uma garrafa inteira”, compara João Paulo Sattamini, CEO da Lovin’Wine. O público feminino abraçou a proposta: hoje, 95% da base de clientes são mulheres.
Em junho, a marca captou R$ 2,5 milhões de investimentos em nove horas na plataforma de crowdfunding Captable. “Nossa startup foi criada com o compromisso de levar às pessoas uma bebida de alta qualidade para ser saboreada de forma descomplicada e prática”, explica João Paulo.
Os vinhos são produzidos em parceria com a vinícola Casa Perini (RS). “A conveniência e a praticidade são nosso propósito.” O CEO da marca diz que a meta de 2022 é crescer 100%.
Reportagem publicada na edição 100, lançada em agosto de 2022.