A Amazon.com acertou um acordo com a União Europeia hoje (20) envolvendo duas investigações antitruste, depois que o bloco de países levantou preocupações sobre o uso de dados de vendedores, em uma medida que livrará a empresa de uma multa de até 10% de seu valor de negócio global.
No primeiro caso, a Amazon foi acusada de usar seu tamanho, poder e dados para impulsionar seus próprios produtos para obter uma vantagem injusta sobre comerciantes rivais que também usam sua plataforma de marketplace.
A empresa concordou em não usar os dados dos vendedores para seu próprio negócio de varejo concorrente e seus produtos de marca própria.
O segundo caso foi sobre a igualdade de tratamento dos vendedores ao classificar suas ofertas para a “caixa de compra” em seu site que gera a maior parte de suas vendas.
A Amazon concordou em criar uma segunda caixa de compra exibida de forma destacada para um produto rival se diferir substancialmente em preço e entrega do produto na primeira caixa.
“A Comissão concluiu que os compromissos finais da Amazon garantirão que a Amazon não use os dados do vendedor de mercado para suas próprias operações de varejo e que conceda acesso não discriminatório a Caixa de Compra e Prime”, disse a Comissão Europeia, que supervisiona a concorrência nos 27 países do bloco europeu, disse.
“Estamos satisfeitos por termos abordado as preocupações da Comissão Europeia e resolvido esses assuntos”, disse um porta-voz da Amazon.
A Comissão disse que os compromissos finais da Amazon permanecerão em vigor por sete anos em relação ao Prime e à exibição da segunda oferta concorrente da Buy Box, e cinco anos para as demais partes dos compromissos.
“Sob a supervisão da Comissão, um curador independente será encarregado de monitorar a implementação e o cumprimento dos compromissos”, afirmou.
A Comissão disse que pode impor uma multa de até 10% do faturamento anual total da Amazon caso a empresa descumpra os compromissos.