A Americanas foi a primeira eliminada da 23ª edição do Big Brother Brasil. A varejista saiu da lista de anunciantes após divulgar irregularidades contábeis de R$ 20 bilhões na quarta-feira (11). O problema causou a saída de Sergio Rial, presidente da companhia, e de André Covre, diretor financeiro e de relações com investidores. Eles ficaram apenas dez dias nos cargos.
Em nota enviada à Forbes Brasil, a Americanas confirmou o cancelamento da participação no BBB23. Segundo a companhia, o foco neste momento é na gestão do negócio e no “propósito de oferecer a melhor experiência a seus clientes, parceiros e fornecedores.” Na nota, a varejista diz que “a Rede Globo segue como relevante parceira na estratégia de marketing e comunicação da Americanas.”
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De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, executivos da Americanas se reuniram na manhã de hoje (13) com integrantes da Rede Globo para anunciar a saída do reality show. Desde a última edição, a varejista tinha a cota mais cara de patrocínio do programa, com um custo de mais de R$ 105 milhões.
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Ontem (12), no primeiro pregão após a notícia, as ações da Americanas (AMER3) fecharam com queda de 77,3%, o que refletiu no valor de mercado da varejista. Ele recuou de R$ 10,8 bilhões para R$ 2,45 bilhões, uma perda de R$ 8,4 bilhões.
Para comparar, segundo um levantamento do TradeMap, a perda de valor de mercado da empresa é equivalente à capitalização da Arezzo e do frigorífico Minerva. A queda provocou uma redução estimada de R$ 3 bilhões nos patrimônios de Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, ex-controladores e maiores investidores individuais da Americanas.
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Nesta sexta-feira os papéis se recuperaram parcialmente e estão sendo negociados a R$ 3,55, alta de 30% em relação ao fechamento da véspera, mas ainda muito distantes dos R$ 12 do último fechamento antes da divulgação do problema.
Mercado Livre
Após a saída da Americanas, o Mercado Livre fechou contrato de patrocínio, adquirindo a cota Big. Em comunicado, a empresa informou que o contrato inclui participação em provas e atividades rotineiras do programa, como festas e ativações pontuais.
“Identificamos neste projeto um grande potencial de amplificar nosso propósito de democratizar o comércio, levando uma experiência de excelência em e-commerce a todo o Brasil”, comenta Cesar Hiraoka, diretor de Marketing do Mercado Livre. “Será uma grande oportunidade de potencializar as conexões com o público consumidor e empreendedores de todo o país, comunicando benefícios e vantagens de todo nosso ecossistema”, complementa o executivo.