Após começar a semana estável (–0,04%), o Ibovespa abriu em alta hoje (31), na véspera das decisões dos bancos centrais do Brasil e dos EUA sobre a política monetária dos países. Em paralelo, a temporada de balanços do quarto trimestre segue com as big techs lá fora.
O índice de ações registrou avanço de 0,16%, a 112.452,83 pontos, quando saiu dos leilões de começo do pregão. O Ibovespa se encaminha para fechar o mês de janeiro com ganhos. Até ontem, o avanço era de 2%.
Em Wall Street, os índices futuros operam em baixa, com os investidores cautelosos antes da decisão do Federal Reserve sobre as taxas. Além do anúncio do aumento em si, o mercado também aguarda o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, para entender até que ponto irá o ciclo de alta dos juros no país.
Por volta das 10h (horário de Brasília), os futuros apresentavam desempenho negativo, com o Dow Jones caindo 0,30%, o S&P 500 recuando 0,17% e o Nasdaq tinha perda de 0,28%.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Na Super-Quarta de amanhã (1º), a primeira decisão será do Federal Reserve, às 16h (horário de Brasília). A expectativa é por um aumento de 0,25 ponto percentual nos juros norte-americanos. Com isso, a taxa irá para uma faixa entre 4,50% e 4,75%.
Já o Banco Central (BC) irá divulgação a decisão sobre a Selic às 18h (horário de Brasília). Sobre os juros brasileiros a expectativa é de manutenção dos 13,75%. Entretanto, o tom da nota do BC também é aguardado, para entender em que ponto a taxa irá começar a cair.
Em paralelo, nos EUA a temporada de balanços segue intensa, enquanto por aqui as divulgações ainda estão no início.
Até o momento, 30% das companhias do S&P divulgaram seus balanços, com 68% delas superando as expectativas do mercado, contra uma média histórica de 74%. Esta semana, 104 empresas divulgam seus balanços, incluindo big techs relevantes como Apple, Amazon e Alphabet entre quarta e quinta.
Hoje, as divulgações serão de Exxon Mobil, McDonald’s, General Motors, Spotify e Samsung.
Por aqui, das empresas do Ibovespa, o Santander (SANB11) divulgará seus números amanhã. Hoje, a Vale (VALE3) divulgará seu relatório de produção e vendas após o fechamento do mercado. Analistas esperam um desempenho prejudicado por algumas paradas para manutenção na operação de metais básicos e problemas em Carajás para segmento de ferrosos.
O dólar à vista registrava avanço de 0,25%, a R$ 5,13 às 10h (horário de Brasília).