Depois de duas altas consecutivas, o Ibovespa abriu em queda hoje (19). Após sair do leilão, o índice de ações apresentou recuo de 0,61%, a 111.539,09 pontos. Investidores repercutem as falas do presidente Lula sobre autonomia do Banco Central (BC) e também o mau humor que pesa em Nova York com a preocupação com uma possível recessão.
Ontem, indicadores econômicos reacenderam a discussão sobre o sufocamento dos juros altos na economia norte-americana. Vendas decepcionantes no varejo, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla inglês) mais fraco do que o esperado e membros do Federal Reserve falando sobre mais aumentos de juros pesaram no mercado.
Os futuros em Wall Street começaram o dia em queda, com o Dow Jones recuando 0,83%, o S&P 500 com queda de 0,88% e o Nasdaq perdendo 1,02% por volta das 10h (horário de Brasília).
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os dados que os investidores devem receber do mercado norte-americano hoje são os pedidos de seguro-desemprego e vendas de casas novas.
Por aqui, ontem (18), em entrevista à Globo, o presidente Lula criticou a independência do Banco Central e questionou a meta de inflação menor no cenário que estamos vivendo. Segundo ele, “É uma bobagem achar que um presidente de um Banco Central independente vai fazer mais do que fez o Banco Central quando o presidente [do país] é quem indicava.”
Lula ainda disse que com a meta de inflação menor, é necessário “arrochar a economia para atingir” o valor imposto. “Por que não fazer 4,5% como nós fizemos?”, questionou o presidente do Brasil.
“No mínimo, as falas do presidente contribuem para a já em curso desancoragem das expectativas de inflação que, por sua vez, aumentam o custo de desinflação”, diz nota da XP Investimentos para seus clientes.
No radar corporativo, Americanas (AMER3) segue em destaque na iminência de declarar sua recuperação judicial. Nesta quinta-feira, a companhia anunciou que irá entrar com o pedido em caráter de urgência “nos próximos dias” ou “nas próximas horas”.
Segundo a empresa, sua posição de caixa atual é de “apenas R$ 800 milhões”, sendo que uma “parcela significativa deste valor estava injustificadamente indisponível para movimentação na data de ontem (dia 18)”. Na abertura do Ibovespa, as ações continuaram em leilão.
O dólar à vista tinha alta de 1,11%, a R$ 5,21 às 10h (horário de Brasília).
(Com Reuters)