O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (17) em alta de 0,82%%, aos 110.113 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília), com suporte das ações da Petrobras (PETR3; PETR4), que sobem mais de 2% nesta manhã. Com isso, o principal índice da Bolsa brasileira opera na contramão de seus pares globais, que caem após a divulgação dos dados econômicos da China.
Em 2022, o crescimento econômico do país caiu para um de seus piores níveis em quase meio século, já que o quarto trimestre foi duramente atingido pelas rigorosas restrições contra a Covid e por uma queda no mercado imobiliário, aumentando a pressão sobre as autoridades para adotar mais estímulos este ano.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O crescimento trimestral e alguns dos indicadores de dezembro, como as vendas no varejo, superaram as expectativas do mercado, mas os analistas observaram que o impulso econômico geral na China permaneceu fraco e destacaram os desafios enfrentados por Pequim depois que o país levantou abruptamente sua política de “Covid zero” no mês passado.
O produto interno bruto (PIB) cresceu 2,9% entre outubro e dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram nesta terça-feira dados da Agência Nacional de Estatísticas, contra um ritmo de 3,9% do terceiro trimestre.
O súbito relaxamento das rigorosas medidas antivírus de Pequim impulsionou as expectativas de retomada econômica este ano, mas também levou a um forte aumento nos casos de Covid que, segundo economistas, pode dificultar o crescimento a curto prazo.
As ações da China e de Hong Kong recuaram nesta terça-feira, quando Pequim divulgou dados fracos de crescimento do PIB e da atividade econômica para o quarto trimestre e investidores realizaram lucro antes do feriado do Ano Novo Lunar.
O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com perda de 0,02%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,1%, recuando de uma máxima de quatro meses. O índice Hang Seng de Hong Kong terminou com recuo de 0,78%, interrompendo série de quatro dias de ganhos.
Nos Estados Unidos, os índices futuros operam em queda nesta manhã, na volta do feriado de Martin Luther King. A atenção dos investidores é voltada para os resultados corporativos.
O Dow Jones futuro opera em queda de 0,42%, aos 34.272 pontos, o S&P 500 tem queda de 0,37%, aos 4.003 pontos, e o Nasdaq cai 0,53%, aos 11.546 pontos.
O dólar exibia leve queda nos primeiros negócios ante o real nesta terça-feira. Por volta das 10h20, a moeda norte-americana caía 0,35%, negociada a R$ 5,1292. (Com Reuters)