O Santander Brasil anunciou hoje (20) que o presidente do conselho de administração do banco, Sergio Rial, renunciou ao cargo.
A saída de Rial, que foi presidente-executivo do Santander Brasil até o fim de 2021, se dá após o executivo ter também deixado o comando da Americanas, na semana passada, depois de poucos dias no cargo, ao anunciar um rombo contábil que levou a varejista a pedir recuperação judicial ontem.
O Santander Brasil é um dos credores da Americanas.
Leias mais: Cinco perguntas sobre a Americanas – e três consequências possíveis
No fato relevante, o banco informou que Deborah Vieitas, vice-presidente do conselho, assumirá as funções de Rial.
O executivo também exercia no Santander Brasil as funções de coordenador do comitê de nomeação e governança e membro dos comitês de remuneração e de riscos e compliance.
Caso Americanas
No início da tarde de ontem (19), para surpresa de quase ninguém, a Americanas (AMER3) entrou com um pedido de Recuperação Judicial (RJ) na 4ª Vara de Direito Empresarial do Rio de Janeiro. Em uma longa petição de 5.564 palavras, em que citavam participações no Big Brother Brasil e qualificavam a empresa como “a maior vendedora de ovos de Páscoa do mundo”, os advogados culparam os bancos pelos problemas da varejista. O pedido foi aceito poucas horas depois, e a rede de varejo está, oficialmente, protegida de seus credores pelos trâmites legais.