O mercado de loterias dos Estados Unidos está cada vez mais atrativo e diversas empresas estão tentando surfar no modelo de negócios. A Jackpocket, startup localizada em West Milford, Nova Jersey, parece estar conseguindo se destacar, mas como?
No centro de operações da Jackpocket estão localizados dezenas de terminais de loteria que ficam em mesas compridas, cuspindo mais de 100 mil bilhetes de jogos por dia. Leitores de código de barras apitam a cada segundo, sinalizando que um cliente acabou de comprar uma Powerball, Mega Millions ou outro bilhete de loteria em algum lugar do Garden State.
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Os funcionários da startup, então, colocam os tíquetes em um scanner de alta velocidade e, em alguns segundos, o apostador que comprou um sonho de US$ 2 pode ver a imagem digitalizada do tíquete no aplicativo do Jackpocket.
Eric Parker, 37, que fundou a Jackpocket com o CEO Pete Sullivan em 2013, diz que quando eles abriram a empresa em um espaço da WeWork no SoHo, eles iam à loja da esquina três vezes ao dia para comprar bilhetes de loteria para os clientes e tiravam fotos de cada um com o celular. “No começo, éramos eu e Pete comprando bilhetes”, diz Parker. “Agora podemos processar 1 milhão de tickets em um dia.”
Tecnicamente falando, o Jackpocket é um serviço de entrega de loterias licenciado, o que significa que é legalmente permitido comprar bilhetes de loteria em nome de terceiros e armazená-los até o sorteio.
Em vez de ir à loja de conveniência para comprar um ingresso, o jogador pode abrir o aplicativo, escolher seus números (ou deixar o computador selecionar) e o Jackpocket fará a compra para eles.
O aplicativo é delimitado geograficamente para que os jogadores não possam comprar um bilhete de loteria fora do estado. (Para quem ganhar menos de US$ 600, a empresa creditará o dinheiro diretamente em uma conta. Com ganhos superiores a US$ 600, a companhia enviará o tíquete físico para o jogador sacar.)
Até o momento, Jackpocket arrecadou mais de US$ 200 milhões e tem uma avaliação de US$ 620 milhões composta por nomes como o do bilionário Mark Cuban, da cadeia de lojas de conveniência Circle K e celebridades como os comediantes Kevin Hart e Whitney Cummings.
Apostas crescentes
Enquanto as apostas esportivas recebem todas as manchetes, as loterias estaduais são a vaca leiteira da indústria do jogo.
Em 2021, os apostadores gastaram US$ 98 bilhões em bilhetes da loteria, de acordo com a Associação Norte-Americana de Loterias Estaduais e Provinciais. Para colocar isso em perspectiva, os caça-níqueis e jogos de mesa nos cassinos do país geraram menos da metade do valor, US$ 43,79 bilhões, em 2022 (de janeiro a novembro), enquanto as apostas esportivas arrecadaram US$ 6,56 bilhões no mesmo período.
A indústria de jogos está focada em expandir as apostas esportivas, que atualmente são legais em 36 estados, mas DraftKings, FanDuel, Caesars, Wynn e outros estão brigando por restos na mesa. A oportunidade real, que envolve US$ 100 bilhões, é expandir e modernizar a loteria para um jogador mais jovem e experiente em tecnologia, diz Sullivan.
“Esta tem sido a história da minha vida há 10 anos”, diz Sullivan, também de 37 anos. “A América é apaixonada por esportes e as apostas esportivas são uma venda atraente para os investidores. Mas é extremamente nichado. O que as pessoas não entendem é o quão grande é a loteria – é o segredo dos Estados Unidos. A loteria é tão popular que se tornou o gigante adormecido.”
Com um mercado de US$ 100 bilhões em jogo, o Jackpocket, que está presente em 15 estados, mas não está sozinho em ver o enorme potencial das loterias.
Atualmente, as melhores estimativas são de que o Jackpocket e os outros aplicativos móveis de entrega de loteria capturaram entre 2% a 3% do mercado nacional de loteria, o que significa que não há nada além de vantagens.
Mark Cuban, o bilionário dono do Dallas Mavericks e uma das estrelas do Shark Tank, diz que investiu no Jackpocket por dois motivos: “É um negócio muito simples”, escreveu Cuban em um e-mail para a Forbes. “Isso torna o jogo na loteria mais fácil e divertido.”
História da loteria
A loteria moderna começou em New Hampshire na década de 1960, mas os humanos têm jogado jogos semelhantes ao longo da história – as 13 colônias da foram financiadas, em parte, pela receita da loteria.
A primeira loteria conhecida foi na China durante a dinastia Han, que supostamente ajudou a financiar a Grande Muralha. Mais tarde, o Império Romano teve seus próprios jogos de loteria.
Hoje é um grande negócio para a maioria dos estados, que protegem suas instituições geradoras de impostos com uma fortaleza de legislação, regulamentação e burocracia. Estima-se que quase 50% dos americanos comprarão pelo menos um bilhete de loteria em um ano.
E os prêmios acumulados da loteria só aumentaram, criando mais empolgação e ajudando no crescimento da indústria.
Desde 2016, houve seis prêmios grandes (entre Mega Millions e Powerball) com valores superiores a US$ 1 bilhão. Três delas aconteceram no ano passado. As vendas de bilhetes de loteria cresceram 18% entre 2020 e 2021, segundo dados da NASPL. Não é uma taxa de crescimento ruim para uma indústria de 60 anos.
Lotto.com
Em Jersey City, o concorrente Lotto.com, que opera em sete estados, tem um elegante escritório aberto com vista para a parte baixa de Manhattan. Tom Metzger, o CEO da empresa, se irrita com a ideia de que os mensageiros de loterias móveis estão “perturbando” o setor de loterias.
“Não estou querendo tirar um dólar do varejista tradicional, e do cara que gosta de ir na loja de manhã e comprar seu cafezinho e seu tíquete. Não quero convertê-lo em cliente”, diz Metzger. “Quero o Millennial ou o Gen Z, o cliente que é totalmente nativo digital.”
Além de sua oferta de bilhetes de loteria, a Lotto.com está lançando raspadinhas digitais no Texas e, eventualmente, levará esse produto para os outros seis estados em que a empresa opera. “Todo o crescimento está nas raspadinhas”, diz ele.
“A [loteria] não mudou em 60 anos. Os prêmios ficaram maiores, mas não há a gratificação instantânea dos raspadinhas. As pessoas jogam essas coisas como máquinas caça-níqueis.”
Metzger – que trabalhou anteriormente para a Scientific Games, a maior fabricante de raspadinhas – também foi consultor da LottoLand, que é operada pela EU Lotto Ltd, uma empresa de jogos de azar com sede em Gibraltar que foi alvo de sanções do governo do Reino Unido por violações de lavagem de dinheiro.
Metzger diz que não há conexão entre Lotto.com e LottoLand, embora seu lobista diga que Lotto.com é o braço americano da LottoLand. Metzger nega a ligação entre as empresas, mas não dá detalhes. Ele não revelará o nome do único investidor de sua empresa – “um indivíduo rico na Europa”, diz ele – nem dirá quanto a empresa levantou. “Não tenho dinheiro da máfia russa nem nada do tipo”, brinca.
Jackpot
Outra entrada nas guerras de aplicativos de loteria é o Jackpot, de propriedade da 99Dynamics, com sede no Reino Unido, lançado nos EUA no final do ano passado.
A 99Dynamics é conhecida por executar o que é conhecido como loterias derivadas, que permitem que jogadores no exterior apostem no resultado dos jogos de loteria dos EUA e da Europa.
Fundado por Roi More, o empresário israelense que lançou a empresa de compartilhamento de viagens Gett, e Yariv Ron, que fundou outras empresas de jogos de azar, o Jackpot arrecadou US$ 42 milhões em uma avaliação.
O dinheiro veio de pessoas como o bilionário proprietário do Dallas Cowboys, Jerry Jones, e a família Tisch, co -proprietários do New York Giants, e outros. Akshay Khanna, que trabalhou na StubHub, no Philadelphia 76ers e foi nomeado um Forbes 30 Under 30 em 2017 e ingressou na empresa como CEO no ano passado para ajudar a Jackpot a entrar no mercado de loterias dos EUA.
Com tão poucas empresas lutando por uma porcentagem de um mercado de US$ 100 bilhões, a competição é cruel e, às vezes, até litigiosa. (Jackpocket processou Jackpot por violação de direitos autorais federais, concorrência desleal, violação de leis de práticas comerciais enganosas no ano passado. Em dezembro, um juiz decidiu a favor de Jackpot. Jackpocket entrou com um recurso no início de janeiro.) Mas Khanna diz que o espaço de correio da loteria está contra maior concorrência do que um outro.
“A verdadeira competição é o status quo”, diz ele. “O principal item no qual estamos focados é não tirar participação de mercado de outros negócios digitais. [Jogadores de loteria] fizeram as coisas de uma maneira nas últimas seis décadas e, de repente, há uma nova maneira de fazer isso.”
E quando se trata de administrar um negócio de jogos de azar, a loteria não pode ser vencida.
Bill Pascrell III, um lobista que trabalhou com a Jackpocket e a Lotto.com, vê a loteria como uma proposta única sem perdas para as empresas. Para os jogadores, é claro que vencer é quase impossível. Você tem uma chance de 1 em 302 milhões de ganhar um jackpot da Mega Millions, de acordo com os funcionários da loteria.
“Existe um gerenciamento de risco maciço na indústria de apostas esportivas: você precisa saber o que está fazendo ao aumentar as chances ou pode sofrer perdas enormes”, diz Pascrell. “Mas a loteria é muito mais lucrativa – não há risco. Você não está apostando; não há probabilidades. Você ganha uma [porcentagem] do bilhete – ganhe ou perca.”