A Vibra Energia (ex-BR Distribuidora) decidiu encerrar a parceria que tinha com a Americanas na “Vem Conveniência”, que explora as lojas Local e BR Mania dentro e fora de postos de combustíveis, após os problemas contábeis na varejista revelados nas últimas semanas.
Em comunicado na noite de ontem (23), a Vibra justificou que os recentes acontecimentos envolvendo a Americanas podem constituir “alterações em premissas basilares que conduziram à celebração da parceria, com potenciais impactos aos negócios da Vem Conveniência“.
O conselho de administração da empresa de energia notificou a varejista para o encerramento imediato da parceria, tendo iniciado os trâmites e procedimentos necessários.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Atualmente, Vibra e Americanas têm participações iguais de 50% no capital social da Vem Conveniência. Os negócios Local e BR Mania devem retornar para os respectivos sócios originais, e a previsão é de que a empresa Vem Conveniência siga com a Vibra.
“A companhia ressalta a importância da conveniência em seus negócios e reafirma seu compromisso com seus franqueados e sua rede de revenda de continuar trabalhando para trazer as melhores soluções para esse negócio. A operação das lojas BR Mania seguirá seu curso normal”, disse a Vibra.
Americanas se diz surpresa
A Americanas manifestou surpresa nesta terça-feira (24) com a decisão da Vibra de encerrar a parceria na exploração de lojas em postos de combustíveis.
Em fato relevante, a varejista afirmou que a decisão da Vibra de encerrar a parceria acordada em 2021 ocorreu “sem que tivesse havido qualquer manifestação anterior ou qualquer comunicação prévia com a Americanas”.
“A administração da companhia está avaliando os termos da notificação junto a seus assessores legais para resguardar o interesse da Americanas”, afirmou a rede varejista.