O índice europeu STOXX 600 subiu nesta segunda-feira (27), apoiado por ganhos em todos os principais setores, recuperando-se de sua maior queda semanal de 2023 devido aos temores de mais aumentos nas taxas de juros nos Estados Unidos e na zona do euro.
O índice de blue chips subiu 1,1%. O STOXX 600 havia perdido 1,4% na semana passada, depois que dados de inflação dos EUA mais altos do que o esperado fomentaram as apostas de que o Federal Reserve continuará elevando os juros.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Elevando o otimismo, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, fechou um novo acordo com a União Europeia sobre as regras comerciais pós-Brexit para a Irlanda do Norte. Ele disse que abrirá caminho para um novo capítulo no relacionamento de Londres com o bloco.
Uma libra mais firme após o anúncio de Sunak, no entanto, pesou no FTSE 100 do Reino Unido , com o índice, que tem grande peso de exportadores, ficando atrás dos pares regionais.
Todos os principais índices setoriais da zona do euro encerraram a sessão em alta, com ganhos de 1,4% a 1,8% em setores vistos como mais arriscados pelo mercado, incluindo petróleo e gás , tecnologia e automóveis e peças de automóveis .
As pressões sobre os preços na zona do euro mostraram sinais de redução recentemente, mas o Banco Central Europeu ainda deve aumentar os juros em março devido a temores de que a inflação possa ser mais rígida do que os mercados esperavam.
No entanto, o STOXX 600 superou o índice S&P 500 até agora este ano, impulsionado por dados recentes mostrando uma melhora nas perspectivas econômicas e pela reabertura da China.