A confiança dos consumidores brasileiros caiu para o menor patamar em seis meses em fevereiro, devido à percepção de piora da situação atual, principalmente entre as famílias de menor renda, mostraram dados da FGV (Fundação Getulio Vargas) hoje (24).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve queda de 1,3 ponto no mês, a 84,5 pontos, menor nível desde agosto de 2022 (83,6 pontos).
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“No geral há uma percepção de piora da situação atual, mais percebida pelas famílias de menor poder aquisitivo. As perspectivas ainda são cautelosas, apesar de os consumidores ainda serem otimistas em relação ao mercado de trabalho”, avaliou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.
O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção dos consumidores sobre o momento presente, caiu 1,8 ponto em fevereiro, para 69,3 pontos, pior resultado desde maio de 2022 (69,1). Já o Índice de Expectativas (IE), indicador do sentimento sobre os próximos meses, perdeu 0,9 ponto, para 95,8 pontos.
“O contexto econômico das famílias se altera pouco: maior endividamento, taxas de juros elevadas, desaceleração da atividade econômica e a elevada incerteza devem manter a confiança em patamares baixos em 2023”, alertou Bittencourt.