As perspectivas para a economia mundial e a situação dos países altamente endividados serão os principais tópicos discutidos nas reuniões do Grupo dos 20 (G20) que acontecem nesta semana na Índia, disse o ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, hoje (20).
“A China, em particular, desempenha um papel importante aqui”, disse Lindner em entrevista à Reuters. A China é de longe o maior credor de muitos países altamente endividados na África e na Ásia, e tem sido pressionada repetidamente a fazer concessões.
Os ministros das Finanças e os chefes dos bancos centrais dos países do G20 se reunirão de 22 a 25 de fevereiro para discutir os crescentes problemas de dívida entre os países em desenvolvimento devido à pandemia e à guerra na Ucrânia.
A Índia apoia um esforço do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e dos Estados Unidos para que o chamado Quadro Comum — uma iniciativa do G20 lançada em 2020 para ajudar países pobres a adiar o pagamento da dívida — seja ampliado para incluir países de renda média.
Lindner argumenta que essa estrutura deve primeiro ser testada em países pobres antes de ser ampliada para países de renda média: “Não podemos dar o terceiro passo sem dar o segundo”, disse.