Ibovespa abre em alta nesta manhã (23), com avanço de 0,20%, a 107.370 pontos, após uma queda de 1,85% na véspera, na volta do feriado prolongado. A bolsa paulista acompanha a aversão a risco do mercado norte-americano e investidores seguem atentos a temporada de balanços e um novo caso de “vaca louca” no Pará.
O governo federal confirmou um caso de encefalopatia espongiforme bovina, a doença da vaca louca, no Pará, e suspendeu temporariamente as exportações de carna para a China a partir de hoje. Em nota a clientes, a Ativa Investimentos observa que a notícia é muito negativa para o setor de frigoríficos, especialmente para a Minerva (BEEF3).
“O tema é sensível, uma vez que a China representa 70% das nossas exportações de carne bovina. O caso está sendo tratado como atípico e sem risco de contágio, e a expectativa é de retomada até março, porém a China não tem obrigação de voltar a comprar e já ficou três meses fora em momentos anteriores”, diz a nota.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Hoje, investidores também devem acompanhar a agenda do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em eventos do G20. Por aqui, Lula e Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, discutem a isenção do ICMS sobre combustíveis e o secretário-executivo do ministério da Fazenda, Gabriel Galipolo, disse que as discussões sobre o arcabouço fiscal avançam.
A temporada de balanços segue com divulgação dos resultados da Minerva (BEEF3) e ISA CTEEP (TRPL4) após o fechamento de mercado.
Em Wall Street, os índices futuros operam em alta, sinalizando ajustes após as perdas dos dias anteriores, mesmo com o clima ainda negativo em meio às novas sinalizações do Federal Reserva. A ata do comitê de política monetária divulgada ontem (22) mostrou que a maioria dos membros concorda com novos aumento nos juros para controlar a inflação.
No começo do ano, o mercado previa que o pico dos juros nos EUA chegaria a 4,90% em julho. Hoje, a projeção já está em 5,55%. É a mesma expectativa de James Bullard, presidente do Fed de St. Louis.
Por volta das 10h (horário de Brasília), o desempenho das bolsas em Nova York era positivo, com o Dow Jones subindo 0,25%, o S&P 500 com alta de 0,47% e o Nasdaq avançava 0,95%. O dólar à vista registrava queda de 0,36% no mesmo horário, a R$ 5,1513.