O Ibovespa abriu em alta hoje (8), mesmo com o risco fiscal no radar em meio à disputa entre o Banco Central (BC) e o governo federal. O presidente Lula mantém uma postura crítica em relação às políticas monetárias do BC a instabilidade pesa na bolsa.
Após sair do leilão inicial, o índice de ações apresentava avanço de 0,83%, a 108.725,60 pontos. Somente em fevereiro, o Ibovespa já registra uma queda de 4,94%. No ano, a desvalorização é de 1,74%.
Em Wall Street, banco central e governo estão alinhados. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, voltou a mencionar que 2023 será o ano da desinflação, Joe Biden, em paralelo, se comprometeu a fazer mais para baixar os preços.
No dia anterior, os principais índices fecharam em alta. Entretanto, hoje, os futuros apresentam um desempenho negativo. Por volta das 10h (horário de Brasília), o Dow Jones tinha queda de 0,37%, o S&P 500 perdia 0,41% e o Nasdaq recuava 0,22%.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Para Powell, o mercado de trabalho dos EUA se mostrar aquecido é um bom sinal em meio ao processo desinflacionário que, segundo ele, já começou. “Não esperávamos que [o payroll] fosse tão forte. (…), mostra por que achamos que esse [retorno da inflação à meta de 2%] será um processo que levará bastante tempo”, disse em evento.
Na semana passada, o Fed subiu a taxa em um ritmo menor, de 0,25 ponto percentual, para 4,75% ao ano. É esperado que os juros cheguem a 5% ainda este ano, mas se irá superar este patamar é a principal dúvida do momento.
A temporada de balanços das empresas norte-americanas segue, com divulgação de resultados da Disney, Fox e Robinhood após o fechamento de mercado.
Por aqui, o presidente Lula segue reforçando suas críticas ao patamar atual da Selic e às políticas monetárias do Banco Central. Ontem (7), Lula disse que Roberto Campos Neto, presidente do BC, “deve explicações ao Congresso”.
Em linha com o presidente, o senador Jorge Kajuru com outros deputados anunciaram que convidarão Campos Neto a explicar na Câmara e no Senado a política de juros da instituição.
A temporada de balanços das empresas brasileiras também está em alta, com divulgação de Banco Pan (BPAN4) e Klabin (KLBN11) agora pela manhã. Após o fechamento, Petrobras (PETR4) divulgará seu relatório de produção e vendas do quarto trimestre.
O dólar à vista registrava queda de 0,39%, a R$ 5,1791 às 10h (horário de Brasília). No dia anterior, a moeda norte-americana fechou em alta de 0,50%, a R$ 5,1998.