Nesta segunda-feira (13), o Ibovespa abriu a semana em alta de 0,70%, a 108.836,47 pontos, totalizando um volume financeiro de R$ 24,1 bilhões. O pregão foi impulsionado pelo avanço dos bancos após divulgação dos balanços e pela alta nos mercados internacionais. Entretanto, o cenário político segue no radar, com reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional) prevista para quinta (16) para discutir a meta da inflação.
Os bancos são destaque entre as maiores altas do Ibovespa em meio à temporada de balanços. Hoje (13) foi dia de divulgação dos números do BTG Pactual (BPAC11). O banco apresentou bons números, embora tenha sido afetado pelo caso Americanas (AME3). João Bertelli, sócio da A7 Capital, comenta: “O resultado positivo do BTG e a boa expectativa com relação ao resultado de Banco do Brasil (a ser divulgado hoje depois do pregão) estão ajudando no desempenho positivo do setor.”
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A pesquisa do Boletim Focus divulgada nesta segunda-feira (13) pelo BC mostra que a projeção para a Selic neste ano subiu a 12,75%, ante 12,50% na semana anterior. Ao mesmo tempo, o cenário para o fim de 2024 subiu para 10% ante os 9,75% antes. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento este ano caiu pela segunda vez seguida, em 0,03 ponto, indo a 0,76%. Para 2024 segue em 1,50% pela sétima semana seguida.
Além disso, a semana começa com cautela por parte do mercado em meio às possíveis mudanças nas metas de inflação que resultaram na piora das expectativas para a taxa Selic neste e nos próximos anos, segundo o Boletim Focus de hoje. As projeções pressionam o CMN antes da reunião ordinária de quinta-feira (16). Além disso, hoje o mercado também está atento à entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no programa da TV Cultura Roda Viva, às 22h.
Nos Estados Unidos, as bolsas de Wall Street operam em alta à espera de novos dados econômicos. Amanhã (14) terá a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de janeiro, um dos parâmetros analisados pelo Federal Reserve (Fed) para entender o avanço da inflação e conduzir a política monetária.
Na Europa, os índices acionários subiram com o foco voltado para os dados de inflação dos Estados Unidos que serão divulgados nesta semana, enquanto as ações de defesa saltaram com a notícia de que a Índia buscará triplicar suas exportações de defesa.
Na Ásia, as ações chinesas subiram uma vez que a forte recuperação da demanda de crédito em janeiro melhorou o sentimento do mercado, enquanto que as ações em Hong Kong foram pressionadas pelas tensões geopolíticas entre China e Estados Unidos.
(Com Reuters)