Apresentar-se no show do intervalo do Super Bowl é uma conquista que define a carreira de qualquer artista, mas também é uma grande oportunidade de marketing, graças a milhões de espectadores nos streamings. Por isso, aparecer nesse evento faz disparar as vendas de álbuns e as transmissões.
O Super Bowl Halftime Show atrai mais de 100 milhões de espectadores por ano, oferecendo aos artistas uma enorme plataforma para comercializar sua música. Muitos dos artistas mais vendidos do mundo – de Michael Jackson e Prince a Lady Gaga e Beyoncé – encabeçaram o show, amplificando as vendas de álbuns e, nos últimos anos, as visualizações em plataformas como Spotify e Apple Music.
Os astros costumam trazer convidados, (como Coldplay, que convidou Beyoncé e Bruno Mars para dividir o palco em 2016) que também costumam desfrutar de vendas mais robustas após o show.
Rihanna vai liderar o show do intervalo neste ano. Marcada para 12 de fevereiro, será sua primeira apresentação ao vivo em cinco anos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Shakira e Jennifer Lopez – as primeiras artistas latinas a encabeçar o Super Bowl, em 2020 – tiveram ganhos de streaming de 267% e 187% na semana seguinte à apresentação, informou a Billboard.
The Weeknd, já uma força de streaming com 82 milhões de streams na semana anterior à sua apresentação, viu um salto de 65%, para 136 milhões de streams na semana seguinte ao show do intervalo de 2021.
Os cinco headliners do show do intervalo de 2022 que tiveram os maiores ganhos foram Snoop Dogg, Mary J. Blige e Dr. Dre, cujos streams mais que dobraram. Eminem teve um aumento comparativamente menor de 39%, mas o maior número geral, com 97 milhões de streams na semana seguinte ao show, segundo a Billboard.
Qual será o aumento de vendas de Rihanna – e o que ela vai cantar? Sua aparição no Super Bowl vem logo após um longo hiato para a estrela pop. Seu último álbum, Anti, foi lançado em 2016 e os fãs estão ansiosos por mais músicas desde então.
Ela está há muito tempo preparando um próximo álbum de estúdio, mas se concentrou principalmente em empreendimentos comerciais, incluindo Fenty Beauty e a marca de lingerie Savage X Fenty. Ela voltou à música em outubro, lançando o single “Lift Me Up” para a trilha sonora de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original.
Rihanna disse à Associated Press que sua apresentação no Super Bowl não significa que um novo álbum seja iminente: “Super Bowl é uma coisa. Música nova é outra coisa. Vocês ouvem isso, fãs?”
Impulso do Super Bowl Halftime Show
-
Foto: Reprodução/ Forbes EUA Eminem, 2022
Quatro dos 20 melhores álbuns na parada de álbuns da Billboard após o show do intervalo de 2022 pertenciam a um dos cinco headliners, incluindo Curtain Call: The Hits de Eminem, que saltou para a 8ª posição do 126º na semana anterior, e Dr. Dr. Dre, que disparou para o 9º lugar do 108º lugar.
Visualizações no Youtube: 158 milhões
-
Foto: Reprodução/ Forbes EUA The Weeknd, 2021
Alguns artistas marcam suas apresentações no Super Bowl com o lançamento de um novo álbum – como o The Weeknd, cujo álbum de maiores sucessos, The Highlights, estreou em segundo lugar após sua apresentação em 2021.
Visualizações no Youtube: 54 milhões
-
Foto: Reprodução/ Forbes EUA Jennifer Lopez e Shakira, 2020
A compilação de Jennifer Lopez, Dance Again… The Hits, voltou a entrar na parada de álbuns da Billboard em 66º lugar, enquanto os álbuns de Shakira, Oral Fixation Vol. 2, de 2005, e Laundry Service, de 2001, reentraram na parada de álbuns nos números 166 e 200, respectivamente.
Visualizações no Youtube: 263 milhões
-
Foto: Reprodução/ Forbes EUA Maroon 5, 2019
O álbum do Maroon 5, Red Pill Blues, de 2017, saltou da 81ª para a 44ª posição na parada de álbuns, enquanto seu álbum de estreia, Songs About Jane, de 2002, voltou a entrar na 96ª posição após o show da banda em 2019.
Visualizações no Youtube: 20 milhões
-
Anúncio publicitário -
Foto: Reprodução/ Forbes EUA Justin Timberlake, 2018
Justin Timberlake liderou a parada de álbuns da Billboard com Man of the Woods, lançado dois dias antes de seu show no Super Bowl de 2018.
Visualizações no Youtube: 18 milhões
-
Foto: Reprodução/ Forbes EUA Lady Gaga, 2017
As vendas de músicas e álbuns de Lady Gaga aumentaram 1.000% apenas no domingo do Super Bowl, após sua apresentação em 2017, informou a Billboard.
O álbum mais recente de Lady Gaga, Joanne, saltou do 66º para o 2º lugar na parada de álbuns, enquanto seu maior single, “Million Reasons”, voltou a entrar no Hot 100 em 4º lugar.
Visualizações no Youtube: 75 milhões
-
Foto: Reprodução/ Forbes EUA Coldplay, 2016
Coldplay vendeu 95 mil álbuns na semana seguinte à apresentação de 2016, um ganho de 355% em relação à semana anterior.
Além disso, a banda voltou para os cinco primeiros lugares com A Head Full of Dreams, de 2015, subindo do 16º para o 4º lugar após sua apresentação, e seus convidados Beyoncé e Bruno Mars tiveram álbuns mais antigos de volta às paradas, informou a Billboard.
Visualizações no Youtube: 114 milhões
-
Foto: Reprodução/ Forbes EUA Katy Perry, 2015
Os álbuns de Katy Perry, Prism, de 2013, e Teenage Dream, de 2010, subiram onze posições cada, ficando em 17º e 22º lugar após sua apresentação em 2015 – e sua convidada, Missy Elliot, reinseriu três álbuns nas paradas da Billboard: Under Construction, de 2002, Miss E… So Addictive, de 2001, e The Cookbook, de 2005, em nº 38, nº 40 e nº 66, respectivamente, por Painel publicitário.
Visualizações no Youtube: 75 milhões
-
Foto: Reprodução/ Forbes EUA Beyoncé, 2013
As vendas de álbuns de Beyoncé saltaram 62% após sua apresentação em 2013, e sua música “Crazy In Love” teve um aumento de vendas de 203% – e seu antigo grupo feminino, Destiny’s Child, que se juntou a ela no palco, teve um aumento de 21% nas vendas de álbuns.
Visualizações no Youtube: 14 milhões
-
Foto: Reprodução/YouTube Madonna, 2012
As vendas do catálogo de álbuns de Madonna aumentaram mais de cinco vezes em 2012: ela vendeu 26 mil álbuns após sua apresentação, em comparação com 5 mil na semana anterior ao Super Bowl.
Visualizações no Youtube: 33 milhões
-
Foto: Reprodução/ Forbes EUA Tom Petty, 2008
O álbum Tom Petty and the Heartbreakers Greatest Hits vendeu 33 mil cópias após sua apresentação em 2008, um salto de 196% nas vendas em relação à semana anterior.
Visualizações no Youtube: 3,4 milhões
-
Foto: Reprodução/YouTube Michael Jackson
O cantor pop Michael Jackson, que morreu em 2009, agora tem uma marca de seleção azul .
Eminem, 2022
Quatro dos 20 melhores álbuns na parada de álbuns da Billboard após o show do intervalo de 2022 pertenciam a um dos cinco headliners, incluindo Curtain Call: The Hits de Eminem, que saltou para a 8ª posição do 126º na semana anterior, e Dr. Dr. Dre, que disparou para o 9º lugar do 108º lugar.
Visualizações no Youtube: 158 milhões