Bom dia! Hoje é segunda-feira, 13 de fevereiro
Cenários
A última semana antes do Carnaval começa com várias expectativas sobre a inflação. Às 8h30 de hoje, o BC (Banco Central) vai divulgar a edição mais recente do Relatório Focus. A projeção do mercado é de continuidade de alta nas expectativas de inflação para 2023. Na última edição de 2022 do relatório semanal Focus, a projeção para a inflação neste ano era de 5,31%. Na semana passada, a expectativa subiu para 5,78%, mostrando uma tendência clara de aumento dos prognósticos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
A alta nos indicadores de inflação mostra uma piora nas expectativas do mercado. Tem havido uma pressão forte por parte do Executivo para que o BC reduza os juros, apesar de a inflação estar muito acima da meta. Na quinta-feira (16) haverá a reunião mensal do CMN (Conselho Monetário Nacional), a quem cabe definir os principais indicadores das finanças, entre eles a meta de inflação.
A meta atual está em 3,25% e Roberto Campos Neto, presidente do BC, sugeriu uma revisão para 3,50%, alto que pode ser definido na reunião do Conselho. Apesar de as metas serem traçadas no começo do ano e divulgadas com bastante antecedência, o CMN tem autoridade para alterar esse número em caso de necessidade. No entanto, essa alteração sem aviso prévio e claramente motivada por pressão política do Executivo coloca em xeque a validade da independência do BC e insere um componente adicional de risco de inflação na economia, o que terá influência sobre os preços.
Indicadores
– Brasil
Relatório Focus
– Estados Unidos
Expectativas de inflação ao consumidor
Esperado: ND
Anterior: + 5,0%