Cenários
A semana começa com uma tônica negativa nos mercados. Além dos números de emprego muito acima do esperado (leia mais abaixo), a tensão entre Estados Unidos e China cresceu durante o fim de semana. Os Estados Unidos abateram um objeto voador chinês sobre seu território. O governo americano afirmou que era um drone espião, o governo chinês disse que era um balão para pesquisas científicas. Isso deverá aumentar o alerta no cenário político, o que não beneficia ambas as economias.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
Divulgada na sexta-feira (3), a abertura de empregos não-agrícolas (“non-farm payroll”) nos Estados Unidos em janeiro surpreendeu o mercado, pois ficou muito acima do esperado. A economia americana criou 517 mil vagas em janeiro, ante 223 mil em dezembro e mais que o dobro das 185 mil esperadas.
Em seu pronunciamento no dia 1º de fevereiro, Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), o banco central americano, declarou que uma das variáveis mais importantes para medir a temperatura da economia é o mercado de trabalho. Além de o desemprego estar em seu menor nível em décadas, os salários americanos seguem pressionados.
Isso eleva os custos da empresas e mantém os índices de inflação em alta, além de pressionar o consumo – trabalhadores bem remunerados gastam mais. Por isso as ações caíram na sexta-feira, e seguem pressionadas hoje (6).
Indicadores
Brasil
– Relatório Focus
Estados Unidos
– Sem indicadores relevantes