A Loungerie, marca de moda íntima feminina, encerrou 2022 com um faturamento de R$ 350 milhões. A empresa, que hoje tem 80 lojas espalhadas pelo Brasil, espera crescer mais de 20% em 2023 com a aposta em seu novo formato de franquias.
“Durante 2020 e 2021, atravessamos todos os problemas que a pandemia trouxe para o setor de moda, mas optamos por não ficar estagnados”, afirma Eduardo Costa, CEO da Loungerie. “Estabelecemos quais seriam nossas frentes de crescimento e 2022 foi pautado por lançar esses projetos.”
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Na visão do executivo, os resultados financeiros de 2022 poderiam ter sido melhores. “O crescimento teria sido maior se não fosse o impacto que os setores de varejo e moda sofreram a partir do segundo semestre”, diz. “Tivemos um aumento de vendas expressivo entre 15% e 20%, se levar em consideração que a inflação do ano foi de 6%.”
Entre os projetos de crescimento está a aposta em um novo formato de lojas, que tem 40m². Hoje, a marca é conhecida por ter lojas grandes, em torno de 120 m², com muitos produtos em exposição nas paredes.
Para Costa, a novidade é uma oportunidade para a marca ter presença em cidades menores, que não conseguem suportar as lojas padrão da Loungerie por conta dos altos custos. De acordo com o executivo, a empresa fez diversos testes para entender como seria a aceitação dos clientes em relação ao novo formato. Ele afirma que 80% dos consumidores se mostraram satisfeitos com o conceito.
“Já identificamos mais de 200 cidades com possibilidade de abrir esse modelo de loja e com mercado para absorver a marca”, diz Costa.
Assim, o plano da companhia é abrir de 20 a 30 lojas em 2023 nesse novo modelo em todo país. Para 2024, a Loungerie espera aumentar o portfólio em 30 lojas, totalizando mais de 100 novas lojas em três anos.
Além dos pontos físicos, a marca também fica em sua presença online com o seu marketplace, que hoje corresponde a aproximadamente 10% das vendas da Loungerie.
“O nosso sistema é totalmente conectado com todas as lojas, incluindo as franqueadas. Então, por exemplo, um cliente de Manaus pode receber suas compras em até três horas ou optar por retirar em uma loja próxima a ele, isso é conectividade integrada”, explica Costa.
De acordo com o CEO, para uma franquia de 40m² o investimento gira em torno de R$ 400 mil entre loja, taxa de franquia e a primeira compra. A margem de lucro do franqueado gira na casa de 10% a 12%.