Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Games e sites de emprego são os gastos da geração Z em 2023

Games e sites de emprego são os gastos da geração Z em 2023

Nascidos entre 1995 e 2010 são os mais interessantes para o setor de consumo, pois estão na fase de entrada no mercado de trabalho e de aumento da renda

Monique Lima
15/03/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

TravelCouples/Getty Images
TravelCouples/Getty Images

Geração Z: Compra de jogos e aparelhos de videogame subiram 519% entre janeiro e fevereiro de 2022 e 2023

Os jovens nascidos entre os anos 1995 e 2010, a chamada geração Z, vivem a dualidade da diversão versus a obrigação, conforme mostra um levantamento feito pelo Itaú Unibanco sobre os hábitos de consumo dessa parcela da população. Os maiores avanços de gastos desta geração foram em videogames e sites de emprego em janeiro e fevereiro deste ano.

Compras de jogos eletrônicos e aparelhos de videogames aumentaram 519% no período, quando comparado com 2022. Já as assinaturas em sites de emprego, como o LinkedIn, dispararam, crescendo 403%.

No entanto, são os gastos com aplicativos de transporte que mais consomem o crédito dos jovens. Cerca de 14% das transações por este meio de pagamento tem a finalidade de deslocamento. Compras em mercados aparecem em segundo lugar (11%), seguidas por fastfood (9%), lojas de conveniência (5%) e postos de combustíveis (5%).

A geração Z compõe a parcela da população que mais consome de forma online. Segundo o levantamento, a atenção dessa geração é cada vez mais cobiçada pelo setor de consumo devido à sua familiaridade com o mundo digital e ao período da vida, que coincide com a entrada no mercado de trabalho e o aumento da renda.

Considerando as transações com cartão de crédito nos primeiros dois meses deste ano, a geração Z teve o seguinte comportamento: 36% das compras foram realizadas online (contra 31% considerando todas as idades) e em 38% das compras presenciais o pagamento foi feito com tecnologia de aproximação (contra 28% de todas as idades).

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

No recorte do Pix, considerando apenas as transações comerciais (de CPF para CNPJ), o meio de pagamento instantâneo representou 37% das compras (contra 23% do ano anterior), e o crédito, 63% (queda em relação aos 77% de 2022). Para efeito comparativo, no total de transações para pessoas de todas as idades, esses números são 18% e 82%, respectivamente.

“Os jovens tendem a adotar novidades rapidamente e isso não tem sido diferente no setor de pagamentos. E, vemos um espaço de evolução relevante conforme essa geração passe a ter um poder de consumo mais alto e necessidades de vida ampliadas”, afirma Mário Miguel, diretor de Cartões e Pagamentos do Itaú Unibanco.

O ticket médio (valor gasto por transação) dessa geração ainda é inferior quando comparado com o recorte de todas as idades. A geração Z consumiu uma média de R$ 108 por compra no período, abaixo da média geral de R$ 169. Entretanto, o aumento foi de 30% nas transações de um ano para o outro e a tendência é aumentar nos próximos anos.

Nas transferências via Pix a diferença fica maior. O valor médio por transação dos nascidos entre 1995 e 2010 foi de R$ 147, ante a média geral de R$ 325 englobando todas as idades. Ainda que baixo, o ticket médio do Pix avançou 83% desde o ano passado, segundo o Itaú Unibanco.

“Apesar de ainda representar o menor pedaço entre todas as gerações, os jovens da geração Z são uma fatia cada vez mais importante, que vai liderar como o mercado se transformará nos próximos anos”, afirma Miguel.

Metodologia: o Itaú Unibanco realizou uma pesquisa nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, utilizando dados de cartões de crédito e as transações via Pix feitas de CPF para CNPJ, e comparando com o mesmo período do ano anterior.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • Consumo brasileiro
  • Geração Z
  • Itaú Unibanco
  • Pesquisas

As mais lidas agora

  • Escolhas do editor

    Think Tank de Mulheres do Agro da Forbes Brasil se Reúne Durante a Agrishow

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

Últimas Notícias

  • Com apenas 18 anos, João Fonseca ganhou fama como prodígio do tênis brasileiro

    João Fonseca É Eliminado do Masters 1000 de Roma

  • Fachada do Banco Central: elevação dos juros tem efeitos sobre o consumo e o emprego (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)

    Selic nas Alturas: Como Isso Mexe na Economia Real e no Seu Bolso

  • Elanco Registra Receita de US$ 1,19 Bilhão no 1º Trimestre e Eleva Projeção para 2025

  • Marcelo Noronha, CEO do Bradesco: resultado acima do esperado no 1T25 (Foto: divulgação)

    Ações do Bradesco Sobem 15% na Abertura com Resultado do 1T25

  • Conclave

    Conclave Movimenta Milhões no Mercado de Apostas; Conheça os Favoritos Ao Papado, Segundo as Bets

  • UE

    UE Estabelece Contramedidas de 95 Bi de Euros para Tarifas dos EUA

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.