O Ibovespa abriu em alta hoje (21), com avanço de 0,34% após os leilões iniciais, aos 101.229 pontos. Na véspera, o índice de ações fechou com recuo de 1%, na contramão dos mercados internacionais, aos 100 mil pontos. Hoje, entretanto, a sinalização inicial é de recuperação e alinhamentos com as bolsas de Nova York.
O mercado acompanha o primeiro dia do encontro do Fomc (Comitê de Mercado Aberto do Banco Central americano, na sigla em inglês) e do Copom (Comitê de Política Monetária do BC brasileiro). Investidores se posicionam para as decisões de juros de amanhã (22).
A expectativa atual é de que o Federal Reserve seja menos agressivo nos EUA após a crise que se instalou no mercado com a falência do SVB. Antes, economistas falavam de um aumento de 0,50 ponto percentual nos juros. Agora, as apostas mudaram para 0,25 ponto percentual ou pausa nos ajustes.
Por aqui, investidores esperam pela manutenção dos juros em 13,75%. As expectativas se concentram no tom do comunicado do comitê, com o mercado à espera de alguma sinalização sobre o início do ciclo de queda dos juros.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No Brasil, o mercado também aguarda a apresentação do texto para o novo arcabouço fiscal ainda nesta semana. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que já apresentou a proposta aos presidentes da Câmara e do Senado, que teriam recebido bem o texto. Segundo o ministro, a proposta já se encontra em “fase final”.
Enquanto isso, o Ibovespa negocia pressionado na faixa dos 100 mil pontos. Analistas técnicos afirmam que o índice apresenta uma tendência para baixo nos próximos dias. Os eventos de política monetária devem definir as próximas movimentações.
Vale destacar que a compra do Credit Suisse pelo UBS Group trouxe alívio para os mercados, mas os analistas afirmam que pode ter um efeito temporário, a depender a decisão sobre os juros amanhã.
Por volta das 9h50 (horário de Brasília), os futuros de Nova York apresentavam alta. O Dow Jones subia 0,93%, o S&P 500 tinha alta de 0,87% e o Nasdaq ganhava 0,63%. O dólar à vista negociava perto da estabilidade no mesmo horário, com ligeira queda de 0,08%, a R$ 5,2364.