Goiânia, o novo foco da construção civil

Valorização do metro quadrado, elevação do preço de venda e aluguel, além de grandes empreendimentos mostram crescimento exponencial do segmento na cidade

INFOMERCIAL | Conteúdo patrocinado

Demur Moreira/Divulgação
Demur Moreira/Divulgação

Victor Tomé, arquiteto e diretor de produto, e João Gabriel Tomé, engenheiro e diretor-geral da City Soluções Urbanas

Acessibilidade

O mercado imobiliário na capital goiana vive um momento de euforia. Nos últimos três anos, a metrópole subiu no ranking nacional dos preços do metro quadrado, que considera 50 cidades e capitais, e saiu do 35º lugar para o 22º. Dados do índice FipeZap também apontam uma valorização total de 46,80%, superior à inflação do período. O preço médio dos imóveis na cidade registrou uma alta de 20,9% e ficou acima da média nacional em 2022 – que foi de 16,5% para locação e de 6,16% para venda. Goiânia também comemora o sexto ano consecutivo de crescimento das vendas de imóveis, segundo o balanço divulgado no último dia 13 de março pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).

Antes mesmo de esses números mostrarem um mercado aquecido, dois irmãos gêmeos goianos traçaram um plano audacioso: transformar a construção civil na região Centro-Oeste brasileira por meio da inovação, do ineditismo e do foco em alto padrão. Há 10 anos, o engenheiro João Gabriel Tomé e o arquiteto Victor Tomé, à época com 27 anos, fundaram a City Soluções Urbanas, uma construtora e incorporadora desenvolvida para mudar o cenário regional e que hoje coleciona resultados expressivos graças a grandes projetos.

Só em Goiás, a City lançou 21 empreendimentos, construiu 340 mil metros quadrados na capital e alcançou quase R$ 2 bilhões em vendas. A empresa mantém 200 funcionários nas áreas administrativa, estratégica e projetos, além de 1,2 mil colaboradores diretos e indiretos em obras.

Um dos projetos mais inovadores realizados pela City, em parceria com a OM Incorporadora, é o Infinity Business Design by Pinifarina, um business center com a lendária Pininfarina, estúdio de design reconhecido e premiado por desenhar modelos para a Ferrari.

Do alto de seus 90 anos, a empresa italiana tem um vasto histórico na área de produtos e arquitetura, com projetos como a torre de controle do aeroporto de Istambul; o condomínio de luxo Ferra, em Singapura; a Sixty6 Tower, no Chipre; a Yachthouse, em Balneário Camboriú; e Cyrela by Pininfarina, em São Paulo.

Agora é a vez de Goiânia. “É muito interessante podermos impactar a cidade, a paisagem urbana e a vida de tantas pessoas em nossos empreendimentos. Em nosso trabalho, tudo gira em torno do espetacular, do icônico e do único. É gratificante realizar sonhos e melhorar a maneira de viver das pessoas dentro de nossos apartamentos”, diz João Gabriel.

Além do Infinity Business Design by Pinifarina, outros empreendimentos ganham destaque: Epic, assinado pelo renomado Arhur Casas e que será entregue neste ano; e Legacy e City Ricardo Paranhos, ambos assinados por Patricia Anastassiadis, referência mundial em hotelaria de luxo.

“Ainda temos muitos sonhos”, diz Victor. “Queremos deixar um legado para a cidade por meio de um vasto portfólio de arquitetura. Não vendemos somente design e marca, e sim técnica e detalhes construtivos diferenciados.”

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

  • Divulgação

    Projeto Pininfarina

Divulgação

Projeto Pininfarina

*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.