O Ibovespa abriu em forte alta hoje (11), com avanço de 1,91%, a 103.789 pontos. Investidores repercutem a divulgação da inflação de março, que registrou um aumento de preços menor do que o esperado pelo consenso.
Segundo os dados do IBGE, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março desacelerou para 0,71% ante uma alta de 0,84% em fevereiro. O consenso esperava uma alta de 0,77% no mês passado.
Nos últimos 12 meses, o índice de preços acumula alta de 4,65% ante 5,60% em fevereiro – é a primeira vez desde junho de 2021 que o indicador fica abaixo do teto da meta de 4,75%. Com isso, as esperanças de que o Banco Central (BC) sinalize um início de queda dos juros em breve está renovada.
“Para os próximos meses devemos observar como a reoneração dos combustíveis deve impactar no índice de preços. Além disso, para o fim do semestre, devemos ver um aumento na variação anual, pois vai pegar os meses de 2022 que tiveram a maior variação no índice”, diz André Fernandes, diretor de renda variável da A7 Capital.
Segundo ele, o comitê de política monetária do BC pode soltar um comunicado mais leve na próxima reunião, mas deve continuar adotando uma postura mais conservadora em relação aos juros. “Caso o IPCA surpreenda positivamente até lá, poderemos ver um corte de juros já na reunião do mês de junho”, afirma Fernandes.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Também está no radar do mercado local a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à China. Ambos embarcam hoje com a intenção de estreitar laços comerciais com o país. Em nota aos clientes, analistas do Banco Inter sinalizam que o movimento é importante para exportadoras e o agronegócio.
Na véspera, a bolsa subiu mais de 1% puxada por Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que subiram com o otimismo local. Haddad demonstrou confiança na aprovação do arcabouço fiscal e afirmou que o envio do texto para o Congresso está previsto para o fim desta semana.
Em Wall Street, os índices futuros operam entre perdas e ganhos, sem uma direção definida nesta manhã. Por lá, investidores aguardam a divulgação dos seus dados de inflação: o CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês), previsto para amanhã (12).
Enquanto isso, falas de membros do Federal Reserve estão no radar para entender qual será o próximo passo em relação aos juros no país. Hoje discursam o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, e o presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari.
Por volta das 10h (horário de Brasília), o futuro do Dow Jones subia 0,07%, o S&P 500 avançava 0,10% e o Nasdaq recuava de 0,02%. O dólar à vista operava em queda no mesmo horário, com recuo de 0,44%, a R$ 5,0435.