A melhor ferramenta que um banco pode oferecer aos seus clientes é a confiança. Após a pandemia, com a queda das taxas de juros e o fracasso de gigantes como o Silicon Valley Bank, ficou muito mais complexo avaliar quais instituições merecem cuidar do seu dinheiro.
“Se você não pode confiar em sua instituição financeira, todas as outras vantagens e serviços diminuem”, diz Parijat Banerjee, chefe global de serviços de negócios da LatentView Analytics.
Leia mais: os melhores bancos e plataformas para você investir
No ranking anual dos melhores bancos do mundo, elaborado pela Forbes em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista, estão listadas 415 instituições. Entre elas, dez são brasileiras, com o Sofisa como o banco nacional mais bem colocado, seguido pelo Nubank e pelo Sicoob.
Apesar da forte presença no mercado interno, instituições como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú não entraram na lista deste ano. Dos nomes mais tradicionais, apenas a Caixa Econômica e o Santander aparecem no ranking.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os bancos online estão no topo em muitos países, refletindo o impacto da pandemia no conforto digital dos clientes. No Brasil, não é diferente. Além do Nubank, o C6 Bank e o PagBank também ganharam destaque.
A pesquisa foi realizada com 48 mil clientes bancários em 32 países, levando em consideração categorias como serviços digitais, atendimento ao cliente, assessoria financeira e, claro, confiança.
Confira a lista do Brasil:
1. Banco Sofisa
2. Nubank
3. Sicoob
4. Banco Inter
5. PagBank
6. Banrisul
7. C6 Bank
8. Banco Safra
9. Santander
10. Caixa Econômica
Os melhores do G7
Nos Estados Unidos, entre os 75 integrantes da lista, o United Services Automobile Association (USAA) ficou com a melhor colocação. O segundo lugar foi dado ao Union Bank & Trust (UBT) e a terceira posição foi conquistada pelo Liberty Bank.
Na Alemanha, o número de classificados totalizou 25, com Sparda-Bank Hessen na primeira colocação. ING Group e N26 completam o top 3 alemão.
No Canadá, o EQ Bank foi o grande destaque, seguido por Tangerine e Simplii Financial. No total, dez instituições financeiras do país entraram no ranking.
Na França, o N26 foi considerado o melhor banco do país. O Boursorama Banque ficou em segundo lugar e o Monabanq em terceiro.
Na Itália, Illimity foi o queridinho dos entrevistados, enquanto no Reino Unido a posição foi conquistada pelo First Direct. No Japão, o Sbi Sumishin Net Bank (SBI) ganhou como o melhor banco do país.
(Com Forbes USA)