Bom dia! Hoje é segunda-feira, 10 de abril.
Cenário
Após a semana mais curta devido ao feriado da Páscoa, os negócios voltam ao ritmo normal. Na sexta-feira (7) houve a divulgação do nível de emprego não-agrícola (“non-farm payroll”) nos Estados Unidos. Os dados confirmaram as expectativas, com a criação de 236 mil postos de trabalho em março, e ainda indicam um mercado de trabalho americano aquecido.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
Três indicadores de inflação deverão pautar as expectativas do mercado nesta semana. Hoje (10) haverá a divlgação do IGP-DI pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Amanhã (11), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA de março. E finalmente na quarta-feira (12) haverá a divulgação do CPI (Consumer Price Index) de março nos Estados Unidos.
Com os atuais níveis das taxas de juros, em patamares considerados elevados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, esses números acabam tendo grande peso nas decisões das autoridades monetárias. O consenso Refinitiv para o IPCA brasileiro é de uma alta de 0,77% na base mensal, ou de 4,7% no ano. Nos Estados Unidos, a projeção é de avanço de 0,3%, acumulando 5,2% no ano.
Na quarta-feira também serão publicadas as Minutas da reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), o Copom americano. Mesmo saindo logo após a inflação, o documento permitirá acompanhar as expectativas dos formuladores de políticas monetárias nos Estados Unidos.
Indicadores
– Brasil
Relatório Focus
IGP-DI / Mar
Esperado: -0,01%
Anterior: +0,04%
– Estados Unidos
Sem indicadores relevantes