Hoje (11) começa o Rio2C, festival de criatividade e inovação, que ocorre na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, até domingo (16). O tema principal do evento deste ano é o conceito “soft power” e irá discutir como a indústria criativa pode impulsionar o crescimento do país.
“O soft power será a nossa bússola. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que poderiam influenciar o mundo por meio de Hollywood. Hoje vemos China e Coreia do Sul usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.
A programação de seis dias prevê cerca de 500 painéis e a participação de aproximadamente 1,2 mil palestrantes, com nomes como o da ministra da cultura Margareth Menezes, o cantor Gilberto Gil, o diretor global de música do YouTube Lyor Cohen, a apresentadora Fátima Bernardes, entre outros.
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Neste ano, o evento irá inaugurar um summit inédito, que ocorre no primeiro dia, o Crypto & Carbon by Forbes. As conversas giram em torno da inovação no mercado de capitais, agenda verde e criptoativos. Dentre os temas abordados estarão o protagonismo do Brasil na agenda verde do mercado financeiro, as oportunidades da tokenização, além de finanças descentralizadas, oferta de créditos de carbono e evolução do blockchain.
“O futuro é verde e digital. Vivemos um momento de transformações aceleradas e o mercado não está imune. O desenvolvimento sócio econômico envolve a agenda verde e nós entendemos que mais que se preparar e entender essas mudanças, o mercado de capitais pode ser o indutor desse desenvolvimento”, diz Lazarini.