Você já deve ter ouvido falar sobre inovação e a importância de inovar, seja na vida profissional ou na vida pessoal, mas será que você sabe realmente como você pode se tornar uma pessoa inovadora na prática?
Eu estava pensando sobre isso recentemente. No dia a dia do meu trabalho, noto que as pessoas têm muita dificuldade em transformar conceitos e ideias em ação prática e execução. A inovação entra nesse pacote: as pessoas sabem que precisam inovar, mas não sabem como.
Inovar, nos dias de hoje, não é opcional. Em um mundo que está em constante transformação, cada vez mais rápido, com mais concorrência e novas tecnologias, inovar se torna mandatório para que você e seu negócio sobrevivam ao longo do tempo.
Eu vejo que um dos grandes fatores que me mantém relevante mesmo empreendendo há mais de doze anos, é o fato de que eu nunca aceito as coisas como estão, eu nunca deixo de encontrar oportunidades e eu não tenho medo de ser disruptiva, por mais que isso signifique correr riscos.
Passo 1: estar disposto a correr riscos.
Não existe inovação sem um risco de errar e de fracassar. Nada que é muito bom vem sem risco algum, mas você precisa entender que o maior risco de todos é você não sair do lugar porque tem medo do que pode acontecer. Para estar cada vez mais disposto a correr riscos, você precisa adquirir experiência e saber se planejar. Eu jamais falaria para você arriscar tudo e só correr atrás do seu sonho, porque a vida não vai, necessariamente, agir de acordo com seu sonho, e por mais que o risco deva existir, ele precisa ser calculado. Planejamento, estratégia, análise de riscos serve como o paraquedas adicional, caso o principal não abra na hora que você está a oito mil pés do chão.
Passo 2: criar um planejamento estratégico voltado para execução
Quando eu falo de planejamento, vai desde saber o tempo necessário para cada etapa desse seu novo projeto inovador, quanto realizar uma pesquisa de mercado. Você só consegue inovar quando sabe qual é o cenário atual do mercado que você está inserido e treina o seu olhar para enxergar oportunidades que os outros talvez não estejam enxergando. Não dá para inovar sem saber a realidade atual, porque inovar é justamente “introduzir novidade em; fazer algo como não era feito antes.” Você precisa saber como as coisas são feitas agora e agir em cima delas.
Passo 3: entender as pessoas, suas dores e desejos mais profundos
Para mim, esse é o passo mais importante de todos. Tem muita gente com ideias mirabolantes de negócios ou produtos que seriam disruptivos e inovadores, mas essas mesmas pessoas nunca se perguntam: “porque será que ninguém nunca pensou nisso?”. Às vezes, já pensaram nisso, mas a ideia é inviável ou não existe mercado para ela. A forma de descobrir isso é entendendo os desejos e dores das pessoas que vão se beneficiar com essa inovação e a viabilidade dessa ideia inovadora ser colocada em prática. Eu adoraria que existisse um robô que pudesse fazer carinho nas minhas costas todos os dias para eu dormir, assim como minha mãe ou avó faziam (e agora que eu sou a mãe, ninguém mais faz), mas não sei quantas outras pessoas estariam dispostas a pagar um valor alto por esse produto como eu estou, e também não sei se é viável criar um robô como esse. Provavelmente não. As ideias inovadoras nem sempre vão existir, e normalmente é ou porque elas não são viáveis, ou porque não existe mercado interessado nelas.
Passo 4: aumentar o seu repertório
Não dá para você querer ser uma pessoa inovadora se você só estuda sobre a sua área profissional, só convive com as mesmas pessoas, vai nos mesmos lugares, assiste aos mesmos filmes e por aí vai… para inovar, você precisa se tornar uma pessoa multidisciplinar. Vou me utilizar como exemplo: eu trabalho na área de empreendedorismo, mas sou pós-graduada em filosofia, estudo psicologia, neurociência, estou antenada na cultura pop, ouço músicas e consumo filmes dos mais variados gêneros, consumo conteúdo de pessoas completamente diferentes. Todos os dias, estou sempre exercitando meu cérebro para fazer novas conexões que unam conhecimentos diferentes, e, não por acaso, essas ideias normalmente são inovadoras.
Passo 5: conversar com outras pessoas
É preciso conversar. Conversar sobre ideias e realizar perguntas que respondam suas dúvidas sobre a aceitação dessa ação inovadora que você pretende realizar. Um exemplo disso é o caso da empresa Little Miss Matched, que nasceu de uma conversa entre amigos, na qual o fundador da empresa perguntou se esses amigos também se incomodavam que sempre que um par de meias ia lavar, acabavam perdendo uma das meias do par e utilizavam a outra. Todos concordaram, e depois de refinada a ideia e direcionada para o público de adolescentes, nasceu essa empresa em 2003 que em 2 anos já vendia mais de 600 mil meias em 60 lojas dos Estados Unidos. Inovar nem sempre é tornar algo mais eficiente, às vezes é só tornar algo mais legal, mais bonito, mais divertido.
Passo 6: ser uma pessoa que diz “sim para o não”
Existem dois tipos de pessoas: as que falam “Eu gostei dessa ideia, mas acho que dá para fazer ainda melhor se…” e as que falam “Essa ideia não vai dar certo por causa disso e disso…”. Seja o primeiro tipo. Não direcione sua inteligência e energia para achar os motivos pelos quais não vai dar certo, treine sua mente para encontrar soluções para fazer dar certo. Às vezes a solução será esperar dois anos para lançar o produto, ou fazer de uma forma mais simples para caber no orçamento, mas sempre diga sim para o não, seja um solucionador e não um expert em problemas.
Inovar não é tarefa fácil, mas, depois que você se habitua a agir dessa forma, não sabe mais viver de outro jeito. Eu não sei mais agir na vida de uma forma diferente, seja no meu relacionamento com meu marido, sempre buscando inovar, sair da rotina, criarmos algo novo, ou com meus filhos, criando brincadeiras novas que estimulem a criatividade deles, ou no trabalho, encontrando cinco soluções para cada problema e sempre buscando formas melhores de fazer aquilo que fazemos.
Espero que essa coluna tenha te ajudado e que você, a partir de agora, se torne uma pessoa mais inovadora! Te vejo semana que vem.
Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, mentora e influenciadora digital. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos, foi reconhecida em 2018, através do ranking Forbes Under 30, como uma das jovens mais influentes do país, e, além de liderar 3 empresas, já ajudou mais de 6 mil alunas a empreender. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte e Isabela Matte Academy.
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