Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Crescimento express: como O Burguês chegou a faturar R$ 300 milhões

Crescimento express: como O Burguês chegou a faturar R$ 300 milhões

Com novo modelo de franquias e mais marcas, grupo de restaurantes quer atingir parceiros distantes das grandes metrópoles

Monique Lima
08/05/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação/O Burguês
Divulgação/O Burguês

O lançamento da primeira loja aconteceu em fevereiro de 2017

Antes da pandemia, as refeições delivery não iam muito além das pizzarias de bairro, que salvavam a hora do jantar nos fins de semana, e outras poucas opções. Em 2016, após ter experiências ruins com entregas de hamburguerias, Gabriel Régis, de 30 anos, decidiu que iria abrir um restaurante especializado nessa área.

Não seria algo novo. Seus pais têm negócios no setor, e o próprio Régis já tinha experiência. Porém, empreendedorismo e criação de delivery eram novidades. “Eu sabia o que queria. Uma entrega ágil para o alimento não esfriar, com boa apresentação no momento de desembalar, além de sabor”, diz Régis. Foi então que ele juntou suas economias e abriu uma loja pequena na Barra da Tijuca, bairro de classe média do Rio de Janeiro. Daí veio a inspiração para o nome da franquia de hambúrguer: “O Burguês”.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O lançamento da primeira loja aconteceu em fevereiro de 2017. Logo no início, Régis se surpreendeu com a demanda: cinquenta entregas diárias. Em novembro, já tinha juntado caixa suficiente para abrir a segunda unidade no bairro do Recreio, próximo à Tijuca. Atualmente, a hamburgueria possui mais de 170 unidades, espalhadas por 14 estados.

O crescimento rápido em seis anos teve como impulsionador a estratégia de franquias. Régis, que hoje é CEO do Grupo Burguês, iniciou o processo de franqueamento em 2019. “Sempre foi o objetivo inicial. Eu já tinha em mente que a expansão rápida e lucrativa seria por meio de parceiros com as franquias”, diz o CEO.

Enquanto lidava com os trâmites da franquia, Régis e os três sócios do negócio se depararam com um empecilho inesperado: o nome da marca já estava registrado e eles não poderiam usar. Inconformados, os quatro sócios se deslocaram por 564 quilômetros, até Piracicaba, para negociar a compra da marca da hamburgueria homônima.

Conversa vem, conversa vai, ao retornarem para o Rio de Janeiro, a letra Z da patente anterior foi substituída por S e “O Burguês” se tornou oficial. Nos anos seguintes, o Grupo se consolidou ao somar as marcas Ex-Touro, O Fornês, Mozza, Sahur e Seu Vidal.

Expansão

O modelo focado em delivery permite algumas facilidades. Na mesma cozinha em que os lanches de O Burguês são produzidos, também são feitos os lanches de Ex-Touro. “Quando o cliente acessa o aplicativo de delivery e faz o pedido, é indiferente para ele se o lanche é produzido no restaurante x ou y. Ao produzir os hambúrgueres da marca no mesmo estabelecimento, aumentamos o faturamento do nosso franqueado e o nosso”, afirma Régis.

O Burguês e Ex-Touro são as marcas de lanches do Grupo. O Fornês e Mozza são de pizza. Já Sahur é uma marca de comida árabe e Seu Vidal uma sanduicheria.

Os sócios veem a expansão de marcas como uma forma de atingir mais pessoas e conseguir canalizar as vendas para dentro do Grupo em meio ao excesso de concorrência que os aplicativos de entrega apresentam hoje em dia.

O desenvolvimento de marcas secundárias está na estratégia de crescimento de 2023. No ano passado, o Grupo fechou com um faturamento de R$ 300 milhões – alta de 70% em relação a 2021. A meta para este ano é crescer 40%, para R$ 420 milhões. Além disso, a expectativa é chegar próximo de duplicar o número de lojas, de 170 para 300.

Para o aumento das franquias, Régis e os sócios desenvolveram um modelo de negócios mais enxuto: as franquias Express. Neste modelo, investimento inicial, tamanho do espaço, cardápio, estoque e mão de obra são menores. Enquanto uma unidade tradicional exige um investimento inicial de R$ 244 mil e entre 7 e 8 funcionários, o modelo Express requer R$ 206 mil de investimento inicial e cerca de 4 a 5 funcionários.

Além de angariar mais franqueados, os sócios também esperam chegar em localidades mais afastadas das grandes metrópoles com esse modelo. O objetivo é alcançar cidades do interior e também regiões mais periféricas. Iniciada neste ano, a franquia Express já opera em Franca e Campinas, ambas no interior de São Paulo, e na Vila da Penha, região periférica da cidade de São Paulo.

Os CEOs com melhor reputação no LinkedIn

  • Tarciana Medeiros 
Banco do Brasil
83,50 pontos
24 mil seguidores

    Tarciana Medeiros
    Banco do Brasil
    83,50 pontos
    24 mil seguidores

  • Jean Jereissati 
Ambev
80,00 pontos
128,6 mil seguidores

    Jean Jereissati
    Ambev
    80,00 pontos
    128,6 mil seguidores

  • Roberto Funari
Alpargatas
79,25 pontos
47 mil seguidores
    Divulgação

    Roberto Funari
    Alpargatas
    79,25 pontos
    47 mil seguidores

  • Fábio Adegas Faccio
Renner 
77,75 pontos
29 mil seguidores
    Divulgação

    Fábio Adegas Faccio
    Renner
    77,75 pontos
    29 mil seguidores

  • Anúncio publicitário
  • Milton Maluhy Filho
Itaú Unibanco
77,25 pontos
88 mil seguidores

    Milton Maluhy Filho
    Itaú Unibanco
    77,25 pontos
    88 mil seguidores

  • Marcílio Pousada
RD, dona da Drogasil
72,00 pontos
21 mil seguidores
    Marcílio Pousada

    Marcílio Pousada
    RD, dona da Drogasil
    72,00 pontos
    21 mil seguidores

  • Leonardo Linden 
Ipiranga
70,25 pontos
5,7 mil seguidores

    Leonardo Linden
    Ipiranga
    70,25 pontos
    5,7 mil seguidores

  • Estanislau Bassols 
Cielo
69,50 pontos
9 mil seguidores

    Estanislau Bassols
    Cielo
    69,50 pontos
    9 mil seguidores

  • Thiago Hering
Hering
69,00 pontos
19 mil seguidores

    Thiago Hering
    Hering
    69,00 pontos
    19 mil seguidores

  • Marco Oliveira
Atacadão
66,6 pontos
24,5 mil seguidores

    Marco Oliveira
    Atacadão
    66,6 pontos
    24,5 mil seguidores

  • Roberto Santos 
Porto
66,25 pontos
8,9 mil seguidores

    Roberto Santos
    Porto
    66,25 pontos
    8,9 mil seguidores

  • Belmiro de Figueiredo Gomes 
Assaí
64,25 pontos
27,6 mil seguidores

    Belmiro de Figueiredo Gomes
    Assaí
    64,25 pontos
    27,6 mil seguidores

  • Jean Paul Prates 
Petrobras
62,25 pontos
9,3 mil seguidores

    Jean Paul Prates
    Petrobras
    62,25 pontos
    9,3 mil seguidores

  • Thiago Maffra \
XP Inc.\
60,25 pontos
99,3 mil seguidores

    Thiago Maffra \
    XP Inc.\
    60,25 pontos
    99,3 mil seguidores

  • Leonardo Coelho
Americanas
50,00 pontos
4,2 mil seguidores

    Leonardo Coelho
    Americanas
    50,00 pontos
    4,2 mil seguidores

  • David Vélez
Nubank
50,00 pontos
178 mil seguidores

    David Vélez
    Nubank
    50,00 pontos
    178 mil seguidores

  • Fábio Colleti Barbosa
NaturaCo
49,75 pontos
85,8 mil seguidores

    Fábio Colleti Barbosa
    NaturaCo
    49,75 pontos
    85,8 mil seguidores

  • Marcelo Mello 
SulAmérica 
49,75 pontos
3,9 mil seguidores

    Marcelo Mello
    SulAmérica
    49,75 pontos
    3,9 mil seguidores

  • Bruno Lasansky 
Localiza
49,50 pontos
6,6 mil seguidores

    Bruno Lasansky
    Localiza
    49,50 pontos
    6,6 mil seguidores

  • Raquel Reis 
SulAmérica 
49,50 pontos
14,5 mil seguidores

    Raquel Reis
    SulAmérica
    49,50 pontos
    14,5 mil seguidores

  • Christian Gebara
Vivo
43,00 pontos
24,3 mil seguidores
    Foto: Ioram Finguerman

    Christian Gebara
    Vivo
    43,00 pontos
    24,3 mil seguidores

  • Alexandre Magnani
PagSeguro
41,50 pontos
6,7 mil seguidores

    Alexandre Magnani
    PagSeguro
    41,50 pontos
    6,7 mil seguidores

  • José Félix 
Claro
36,00 pontos
4,7 mil seguidores

    José Félix
    Claro
    36,00 pontos
    4,7 mil seguidores

  • Frederico Trajano
Magazine Luiza
19,50 pontos
    Paulo Whitaker/Reuters

    Frederico Trajano
    Magazine Luiza
    19,50 pontos

  • Octavio de Lazari Junior
Bradesco
00,00 (não tem perfil na rede)
    Reprodução

    Octavio de Lazari Junior
    Bradesco
    00,00 (não tem perfil na rede)

    Tarciana Medeiros
    Banco do Brasil
    83,50 pontos
    24 mil seguidores

    Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

    Tópicos

    • empreendedorismo
    • empresas
    • franquias
    • mercados

    As mais lidas agora

    • Conclave para a escolha do novo papa
      Forbes Agro

      Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Forbes Money

      Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

    • Escolhas do editor

      As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

    Últimas Notícias

    • Forbes Brasil - Pré-mercado

      Pré-mercado: É Possível Esperar um Novo Recorde do Ibovespa?

    • Foto do CEO da Nvidia, Jensen Huang

      Nvidia Aposta na IA para Tirar a Computação Quântica do Papel

    • Por Dentro do Excêntrico Livro de Vinhos de Dalí

    • Chinesa Que Desbancou Mcdonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

    • Das Palavras Ao Trabalho: o Salto da IA Generativa para o Mundo Físico

    • 3 Sinais da ‘Armadilha dos Apelidos Carinhosos’ nos Relacionamentos

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.